PROJETO CONEXÃO: A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA

Eduarda Oliveira, Tânia Bernhard, Lilian Kelly Brizola Isquierdo Gonçalves, Sergio Celio Kamt

Resumo


Com o objetivo de implantar um processo compartilhado de ações extensionistas, a partir do princípio da reflexividade, direcionado para ações construídas por meio de práticas interativas e democráticas, visando assim novas estratégias de acesso ao conhecimento, entre a Universidade e a comunidade escolar. O Programa UNISC - Escola, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Santa Cruz do Sul, desenvolve seus diversos projetos de extensão. Um deles é o Projeto Conexão – Escola e Universidade: sujeito, ação e saberes, o qual visa promover práticas integradas entre as várias áreas do conhecimento, aproximando diferentes sujeitos e saberes. As ações do projeto estão estruturadas a partir destes três eixos. A presente atividade se refere ao segundo eixo, tendo como foco, ações voltadas à criação de um processo de interação entre Escola e Universidade, através de oficinas, visitas didáticas, palestras, produção de material didático e afins da Educação Básica. Considerando que é necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, o trabalho objetiva a construção de um processo de aprendizagem da pré-história nas séries iniciais do Ensino Fundamental tendo como facilitador, as atividades recreativas. A materialização ocorreu através da elaboração de uma cartilha de atividades compatíveis para o nível de alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental. Aborda a temática da pré-história de forma simplificada através de diferentes atividades que são apresentadas por um personagem. Entre elas estão anagramas, diagramas, recortes, montagens, pinturas e arte em argila. Pode-se dizer que as atividades permitem estimular a exploração em busca de respostas e não apenas como forma de entretenimento, mas, permitindo o conhecimento construído e aprendido de uma forma prazerosa sem ser percebido. As atividades constantes na cartilha constituem-se como integrantes das oficinas de Educação Patrimonial desenvolvidas pelo CEPA (Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas). A Educação Patrimonial, é normatizada pelo Ministério da Cultura, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, pela Instrução Normativa 001/2015. Constitui-se de todos os processos educativos formais e não formais que possuem como temática o Patrimônio Cultural, visando seu reconhecimento, sua valorização e a sua preservação. 

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