DISSEMINAÇÃO DA COMPUTAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL DE JOVENS: EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

James Marcelo Schulz, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz

Resumo


As soluções tecnológicas estão cada vez mais presentes na vida dos cidadãos de todo o mundo – soluções prontas que facilitam muitas tarefas cotidianas. Nos dias de hoje, podemos optar pelo uso de correios eletrônicos, ao invés de cartas; deslocarmos de forma mais econômica, por meio de aplicativos de transporte; ou pagarmos nossas contas pela Internet, ao invés de suportarmos longas filas em agências bancárias. A base para essas soluções está na Programação. Nesse contexto, o projeto Unisc inclusão Digital (UID), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), possibilita que jovens da região do Vale do Rio Pardo sejam criadores de tecnologias e soluções, ao invés de meros consumidores. Este resumo relata a experiência com o ensino da Programação e da Robótica, através das oficinas de ‘Introdução à Programação’ e ‘Introdução à Robótica’, ofertadas durante o primeiro semestre de 2018 pelo projeto UID. As oficinas ocorreram ao longo de oito (08) encontros, com duração de uma hora e trinta minutos (1h30min), totalizando doze horas (12h) de atividades. Na oficina de Introdução à Programação, utilizou-se a ferramenta VisualG para a construção de algoritmos. O VisualG é um programa que permite criar, editar, interpretar e executar algoritmos escritos em português estruturado (portugol), simulando uma linguagem de programação de computadores. Durante os encontros, foram trabalhados os conceitos fundamentais para o estudo da Programação, tais como: Conceito e Representação de Algoritmos; Introdução ao VisualG, Tipos de Dados e Variáveis; Operadores Aritméticos; Concatenação; Operadores de Comparação; Operadores Lógicos; e Estruturas de Condição e Estruturas de Repetição. Na oficina de Introdução à Robótica, utilizou-se a ferramenta Tinkercad para a construção/programação de circuitos elétricos virtuais, bem como um Kit de Robótica Físico, constituído de placa Arduino e componentes básicos da Robótica. Utilizou o ambiente de desenvolvimento integrado Arduino IDE para a edição e compilação de códigos fontes. Durante os encontros, foram trabalhados conceitos da Robótica e a execução de miniprojetos, tais como: Conceito de Arduino e Automação, Principais Componentes Eletrônicos e Projeto 01: Piscando LEDs; Cálculo de Resistência, Código de Cores e Projeto 02: Ligando LEDs c/ Push Button; Projeto 03: Ligando LEDs c/ Sensor de Luz (LDR); Projeto 04: Emitindo sons c/ Buzzer; Projeto 05: Alarme de Incêndio c/ LM35, Buzzer e LEDs; Projeto 06: Painel Eletrônico c/ LCD 16x2 e Potenciômetro; Uso do LED RGB; Uso do Controle Remoto; Uso do Motor DC; Uso do Sensor Ultrassônico; e Projeto 07: Desenvolvimento de Aplicativo de Celular para comunicação c/ Módulo Bluetooth. Durante as oficinas, atenderam-se 15 estudantes. Desde o início dos encontros, buscou-se demonstrar a importância da área da Computação para a formação dos indivíduos de todas as áreas do conhecimento, com enfoque na identificação, análise e solução de problemas. Para os próximos semestres, o projeto Unisc Inclusão Digital pretende continuar oferecendo as oficinas de Introdução à Programação e Introdução à Robótica e trabalhar as competências e habilidades que fundamentam os eixos da Computação na Educação Básica.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.