TECNOLOGIAS PARA CRIANÇAS E JOVENS: EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DO PROJETO UNISC INCLUSÃO DIGITAL

Danielle Melissa Reichert, James Marcelo Schulz, Amanda Canterle Ulrich, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz, Victor Florence de Quadros, Wolmar Alípio Severo Filho

Resumo


As Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, são vistas, ocasionalmente, apenas como objetos de entretenimento, limitando-se ao uso das redes sociais, download de músicas e vídeos e acesso a jogos online. No entanto, é necessário desmistificar esta concepção, uma vez que a era tecnológica demanda que os indivíduos saibam utilizar e compreender o funcionamento das ferramentas de produtividade e soluções tecnológicas. O seguinte resumo tem por objetivo relatar as experiências diante o ensino de Informática para crianças e jovens de institutos sociais do município de Santa Cruz do Sul, através do projeto Unisc Inclusão Digital - UID. O projeto promove o enfrentamento às desigualdades sociais e contribui no desenvolvimento social, na busca da humanização e emancipação do cidadão, por meio da construção das capacidades cognitivas em ambientes tecnológicos da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. As oficinas de Informática ocorreram durante o primeiro semestre de 2018 e foram desenvolvidas ao longo de onze (11) encontros, com duração de duas horas (2h), totalizando vinte e duas horas (22h) de atividades nas dependências da Universidade. Atendeu-se as necessidades dos estudantes mediante o uso e funcionamento do computador, abordando os seguintes conteúdos: conceitos de Hardware e Software; historicidade do surgimento dos computadores e seus periféricos e funções; criação e manipulação de arquivos e pastas; elaboração de produções textuais através da ferramenta Microsoft Word; elaboração de apresentações e planilhas eletrônicas; e criação de conta de e-mail e Google Drive. Em continuidade, os estudantes tiveram contato com a ferramenta Hot Potatoes, o que propiciou a criação de um jogo de palavras-cruzadas. Ao final das atividades do primeiro semestre, constatou-se o progresso das crianças e jovens diante o uso de ferramentas fundamentais para a produção de conteúdos para qualquer área do conhecimento. No decorrer das aulas houve o acompanhamento individual aos estudantes que apresentavam dificuldades com o uso de alguns programas. Abordou-se a Informática, de forma criativa, por meio de atividades que envolveram os principais acontecimentos ocorridos durante o semestre, como a Copa do Mundo e Festa Junina. A oficina terá continuidade no segundo semestre e pretende-se promover o ensino de Fundamentos da Computação e Programação de Computadores, para possibilitar o acesso desses jovens na sociedade e no mercado de trabalho. Além disto, ao conhecer e dominar as tecnologias, a construção da autonomia passa a ser maior, tornando-os menos dependente de outras pessoas.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.