SOFTWARE PARA DESAFIAR A COGNIÇÃO DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER

Antônio Borba, Rejane Frozza, Rafael Fernando Rutsatz, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz

Resumo


A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que as demências representam um problema de saúde pública, pois já afetam mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo. A tendência é que as doenças relacionadas à demência também aumentem, principalmente a doença de Alzheimer (DA), que é a mais comum. As principais características dessa doença incluem sintomas como: a perda de memória, repetição de perguntas e palavras, dificuldades em realizar tarefas simples, mudanças repentinas de humor, isolamento, entre outras. A doença comumente é dividida em três fases: inicial, moderado e avançado. A primeira fase é caracterizada como a fase do esquecimento de ocorrências recentes, confusão sobre lugares, podendo perder-se a caminho de casa ou do trabalho. A segunda fase se caracteriza pelo agravamento dos problemas do estágio anterior, com a crescente perda de memória. Na terceira fase ocorre o desaparecimento completo das funções cognitivas. O estágio inicial é o estado mais indicado para a realização de atividades cognitivas e é o estágio tratado neste trabalho. Diversos trabalhos apontam que atividades cognitivas podem contribuir para um retardo da doença. Como metodologia, foi realizada uma bibliometria quantitativa e qualitativa, analisando trabalhos relacionados e um levantamento bibliográfico de estudos realizados na área, assim como, entrevistas com um especialista humano da área de neurologia. O objetivo é desenvolver um aplicativo para desafiar a cognição de idosos diagnosticados com doença de Alzheimer em estágio inicial. Será feita a definição da arquitetura de software, começando pelo levantamento de requisitos e pela definição das linguagens de programação e frameworks que serão utilizados. Após, será feito o desenvolvimento do aplicativo, incluindo a modelagem e a implementação das atividades. Testes das funcionalidades e ajustes serão realizados no aplicativo desenvolvido, a partir dos resultados da validação com um grupo de usuários, que será acompanhado pelo especialista humano. A proposta é que as atividades digitais do aplicativo sejam compostas por jogos, abrangendo as tarefas relacionadas ao cérebro humano, que envolvem Linguagem, Função Executiva, Tempo, Cálculo Matemático e Orientação Espacial. Inicialmente, serão desenvolvidos os jogos de Relacionar Palavras e Encontrar Animal, abrangendo as áreas de Linguagem e Orientação Espacial, respectivamente. Além disso, por se tratar de um público específico, os requisitos de usabilidade de software são importantes. Através do estudo realizado no referencial teórico, pode-se verificar que diversos autores apontam uma melhora de usuários com Alzheimer em relação à cognição após um período de uso de sistemas  computacionais, que oferecem atividades ligadas à cognição. Apesar de existirem aplicativos para desafiar a cognição, eles não são específicos para idosos com doença de Alzheimer. Dessa forma, como resultado final, espera-se obter um aplicativo que possa contribuir no estímulo à cognição dos pacientes diagnosticados com esta doença em estágio inicial.

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