A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO ESTUDANTE

Natália Mezzomo Dal Más, Gustavo Henrique Pinheiro, Evandro Franzen, Emanuele Amanda Gauer, Cristian Pohl Meinhardt, Carlos Henrique Lagemann, Maria Claudete Schorr Wildner, Fabrício Pretto

Resumo


A formação de um profissional ocorre por meio da soma de diferentes conhecimentos e habilidades, tais como: conhecimento técnico, capacidade de comunicação, organização pessoal, responsabilidade e trabalho em equipe. No que compete às Instituições de Ensino Superior (IES), a extensão universitária busca apoiar o processo de formação dos estudantes, desenvolvendo atividades extra-muros que possam proporcionar vivência e experiência das realidades da sociedade. A aproximação com a comunidade externa permite aos estudantes colocar em prática seus conhecimentos técnicos, bem como, disseminá-los com outras pessoas. O convívio com indivíduos de diferentes classes sociais, faixas-etárias e níveis de estudo, possibilita o aprimoramento das habilidades sociais, fundamentais para o mundo do trabalho. Este resumo tem por objetivo apresentar o projeto de extensão Tecnologias Multidisciplinares Aplicadas (TEMA), sua metodologia de trabalho e resultados decorrentes de suas ações. O projeto foi criado em 2016 e desenvolve atividades que vão ao encontro das diretrizes nacionais de extensão. Estudantes de graduação e comunidade capitalizam conhecimentos e saberes ao integrar-se durante as ações extensionistas. Com uma metodologia focada para a prática, são realizadas apresentações interativas do projeto, oficinas e competições. As linhas de atuação do TEMA dividem-se em: criação e programação de protótipos robóticos, desenvolvimento de lógica de programação, desenvolvimento de produtos e construção de pontes de espaguete. O público-alvo são escolas da região do Vale do Taquari e Rio Pardo. As oficinas são desenvolvidas tanto na IES como nas próprias instituições de Educação Básica e visam sempre “o fazer” e “em equipe”. Como forma de estimular os participantes e oferecer continuidade às ações, todas as áreas do projeto promovem competições entre as equipes, em que são confrontados os protótipos desenvolvidos e aprendidos durante as práticas das atividades. As ações são desenvolvidas por professores e principalmente pelos bolsistas e voluntários, de qualquer curso de graduação, que desempenham tarefas como: orientar, sanar dúvidas e resolver problemas entre integrantes das equipes durante as oficinas, como também construir os regulamentos das competições, realizar tarefas administrativas (compra de materiais, agendamentos, reservas de recursos como veículos) e escrita de produção científica. A necessidade de envolvimento social entre os estudantes da Educação Básica e IES durante a resolução de conflitos promove a transformação do caráter dos estudantes e construção de um perfil profissional mais completo e preparado para adversidades do mercado de trabalho. O projeto TEMA encontra-se em sua 3ª edição e já atendeu mais de 30 escolas, 3000 estudantes de 15 diferentes municípios.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.