DESENVOLVIMENTO DE UM CAME PARA TROCA DE MARCHA DE UM VEÍCULO OFF ROAD TIPO BAJA

Augusto Pereira Siqueira, Maiquel Vinícius Zinn, Leandro Stein, Kieran de Oliveira Rocha, Fernando Sansone de Carvalho

Resumo


O came é um dos mecanismos mais conhecidos na área da engenharia mecânica, estando presente em diversos equipamentos, desde de máquinas industriais, até veículos de alta performance, realizando troca de marcha de forma rápida e eficiente, além de apresentar diferentes princípios e configurações. Ele é responsável por transmitir movimento alternativo ou variado em relação a outro mecanismo, transformando um movimento de rotação em movimento linear, por exemplo, usando uma peça chamada de seguidor que é responsável por percorrer o perfil do came desenvolvido, causando a alternância no movimento. O came mais utilizado e conhecido é a came de disco, utilizado em veículos comuns na parte da admissão e exaustão da mistura ar combustível. Para a transmissão do baja, foi desenvolvido um mecanismo do tipo came para realizar a troca de marcha, que anteriormente era feita através de uma alavanca, obrigando o piloto tirar uma das mãos do volante para realizar a troca de marcha ao passo que no novo projeto inicial prevê esta troca através de dois botões integrados no volante, permitindo uma troca de marcha mais eficiente para o piloto e evitando possíveis problemas como o desengate ou rompimento do cabo que realiza a troca de marcha, além do fato de não precisar estica-lo regularmente. Foi discutido com os pilotos e a equipe em geral sobre a possibilidade de desenvolver esse sistema, como resultado o sistema foi simplificado sem envolver peças de geometria complexa e de difícil confecção, pois o baja não exige uma troca de marcha muito recorrente, dotado de um eixo com o came e um seguidor, conforme ocorre o movimento de revolução do eixo no sentido horário ou anti-horário o trambulador é deslocado para a esquerda ou à direita, dependendo do sentido de giro, permitindo assim o engrenamento da marcha chamado de drive, movimentando o veículo para a frente e, caso seja necessário, pode ser utilizada a marcha ré para ultrapassar um determinado obstáculo. Além disso também é possível usar uma posição neutra sem que o veículo esteja engrenado, facilitando empurrar o carro sem ser necessário liga-lo. Para realizar a troca sincronizada com o volante é utilizado um servo motor, quando um botão é apertado causa movimento de rotação do servo motor, que por sua vez rotaciona o eixo com a came e realiza a troca de marcha. A aplicação correta deste projeto pode trazer uma melhora significativa para o projeto do veículo, agregando menos problemas de manutenção e mais eficiência na troca de marcha além de ser um diferencial dentre os demais veículos.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.