DESENVOLVIMENTO DE UM CAME PARA TROCA DE MARCHA DE UM VEÍCULO OFF ROAD TIPO BAJA
Resumo
O came é um dos mecanismos mais conhecidos na área da engenharia mecânica, estando presente em diversos equipamentos, desde de máquinas industriais, até veículos de alta performance, realizando troca de marcha de forma rápida e eficiente, além de apresentar diferentes princípios e configurações. Ele é responsável por transmitir movimento alternativo ou variado em relação a outro mecanismo, transformando um movimento de rotação em movimento linear, por exemplo, usando uma peça chamada de seguidor que é responsável por percorrer o perfil do came desenvolvido, causando a alternância no movimento. O came mais utilizado e conhecido é a came de disco, utilizado em veículos comuns na parte da admissão e exaustão da mistura ar combustível. Para a transmissão do baja, foi desenvolvido um mecanismo do tipo came para realizar a troca de marcha, que anteriormente era feita através de uma alavanca, obrigando o piloto tirar uma das mãos do volante para realizar a troca de marcha ao passo que no novo projeto inicial prevê esta troca através de dois botões integrados no volante, permitindo uma troca de marcha mais eficiente para o piloto e evitando possíveis problemas como o desengate ou rompimento do cabo que realiza a troca de marcha, além do fato de não precisar estica-lo regularmente. Foi discutido com os pilotos e a equipe em geral sobre a possibilidade de desenvolver esse sistema, como resultado o sistema foi simplificado sem envolver peças de geometria complexa e de difícil confecção, pois o baja não exige uma troca de marcha muito recorrente, dotado de um eixo com o came e um seguidor, conforme ocorre o movimento de revolução do eixo no sentido horário ou anti-horário o trambulador é deslocado para a esquerda ou à direita, dependendo do sentido de giro, permitindo assim o engrenamento da marcha chamado de drive, movimentando o veículo para a frente e, caso seja necessário, pode ser utilizada a marcha ré para ultrapassar um determinado obstáculo. Além disso também é possível usar uma posição neutra sem que o veículo esteja engrenado, facilitando empurrar o carro sem ser necessário liga-lo. Para realizar a troca sincronizada com o volante é utilizado um servo motor, quando um botão é apertado causa movimento de rotação do servo motor, que por sua vez rotaciona o eixo com a came e realiza a troca de marcha. A aplicação correta deste projeto pode trazer uma melhora significativa para o projeto do veículo, agregando menos problemas de manutenção e mais eficiência na troca de marcha além de ser um diferencial dentre os demais veículos.
Apontamentos
- Não há apontamentos.