SOFTWARE DE PREDIÇÃO SOBRE EVASÃO DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE SOBRADINHO – RS UTILIZANDO NAIVE BAYES.
Resumo
Introdução: A evasão do ensino fundamental em escolas públicas é considerado um problema enfrentado pelos municípios, em que o aluno deixa de frequentar a instituição de ensino matriculado por algum motivo e não retorna para a devida conclusão dos estudos. Este problema está ligado tanto em escolas estaduais como municipais, onde os resultados destes índices estão ligados diretamente a fatores determinantes a essas ocorrências e a falta de estruturas adequadas das instituições das redes de ensino. A identificação precoce de perfis de alunos com potenciais de abandono escolar auxilia numa rápida tomada de decisão de gestores em auxiliar esses alunos a não desistência dos estudos e ou a alterações necessárias na instituição, a fim de manter o aluno na rede de ensino matriculado. O acompanhamento de pesquisas realizadas por órgãos como MEC e INEP, dentro das instituições de ensino municipais do estado, fornece uma base de informações regionais referentes ás infraestruturas disponibilizadas pelos municípios e também índices de abandonos de alunos das instituições de ensino, contudo minimizar esses índices acaba se tornando um trabalho difícil de ser controlado. Metodologia: A identificação dos fatores de risco será através do levantamento de dados disponibilizados pelas escolas e pela secretaria SMECD do município de Sobradinho, onde serão identificados e classificados os principais atributos que a tabela de dados de cada aluno irá possuir e que serão utilizados nos cálculos de probabilidades de evasão. A utilização de um classificador bayesiano Naive Bayes, será a técnica de mineração de dados utilizada para a realização dos cálculos probabilísticos através das informações que estarão armazenadas no banco de dados. Objetivo: o objetivo principal deste trabalho é desenvolver um software utilizando um classificador Naive Bayes, capaz de realizar cálculos probabilísticos a partir dos principais fatores de risco em relação à evasão de alunos no ensino fundamental completo dos anos iniciais até os anos finais, do 1° ao 9° ano, em 5 escolas urbanas na cidade de Sobradinho – RS. Espera-se poderem identificar as principais causas de evasão, bem como prever e notificar o mais rápido possível os gestores do colégio, a fim de mitigar a possibilidade de evasão destes alunos. Resultados: a evasão é inversamente proporcional ao repasse de recursos e a execução de programas e políticas na área da educação, desse modo, gerando um grande interesse por parte da equipe gestora educacional em diminuir esses índices de evasões e, consequentemente, receber mais recursos financeiros para proporcionar uma estrutura de melhor qualidade para a rede de ensino municipal da cidade e o devido tratamento deste contexto. Além de que, a ideia de se utilizar mineração de dados educacionais está cada vez mais se tornando uma alternativa promissora, assim possibilitando grandes crescimentos e com resultados significativos em sua utilização em trabalhos realizados nesta área.
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