METODOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA ASA PARA A AERONAVE CLASSE MICRO DA EQUIPE KAMIKAZE AERODESIGN

José Lenon Cunha, Fabricio Antonio Egert, Jonas Kaercher

Resumo


Metodologia da construção de uma asa para a aeronave classe micro da equipe Kamikaze AeroDesign Atuando na parte de construção do projeto AeroDesign, da equipe Kamikaze, acolhida pela UNISC, venho abordar esta metodologia muito importante para a construção da aeronave, pois tudo deve ser feito com completa perfeição, já que é a asa que permite a sustentação da mesma. Se houver alguma falha na construção, então pode ocorrer vários tipos de fenômenos que podem comprometer a sustentação e, até mesmo, quebrar a asa em voo. O objetivo deste segmento é mostrar como é feita a construção completa da asa e os materiais utilizados em cada parte da mesma, buscando sempre um melhoramento no desempenho das aeronaves da equipe, são feitos vários testes de torção, flexão, cisalhamento entre outros. O teste é realizado para saber qual a capacidade que a asa tem de aguentar peso em pleno voo. Após isto, são analisados os dados para a construção de uma nova asa que será utilizada como titular. A construção da asa começa com o alinhamento dos perfis aerodinâmicos, que junto com a longarina primária e secundária formam a base da asa. Os perfis devem ser fixados com muito cuidado, pois devem ficar relativamente retos à vista que isto é muito importante para a fase a seguir, que é a fixação do bordo de ataque e bordo de fuga. O bordo de ataque é uma região de stagnação, onde se concentra a maior pressão aerodinâmica. A partir deste ponto, ocorre a divisão do fluxo de ar e a pressão diminui ao longo do percurso do fluido na superfície do perfil, ocorrendo inicialmente um aumento da velocidade na superfície superior em relação à superfície inferior, onde há um escoamento chamado livre. Este gradiente diferencial de velocidade do fluido faz com que a pressão na superfície superior seja menor que na superfície inferior, ou seja, é produzida uma força resultante de baixo para cima. Já o bordo de fuga é um termo que exprime o ponto por onde o vento se escapa quando em contato com uma superfície, e, por essa razão, tanto é empregue em náutica como na aviação. Sabendo isto, chega a parte de colagem dos strips que implementarão, para a fixação da entelagem, que será a capa onde liga o bordo de ataque com o bordo de fuga, permitindo assim a sustentação da aeronave. Mas antes da fixação da entelagem, será colado os cervos de comando, que farão o movimento controlado dos ailerons ligados por links, assim permitindo o controle de subida e descida da aeronave. Os materiais utilizados na construção são balsas para perfis, bordos e acabamentos e entelagem usa-se monokote. Sendo assim mostrando uma base da construção de uma asa, concluiu-se que a asa é a parte que deve se ter mais cuidado na construção, pois ela que fará a parte principal que é levantar o avião. Uma asa mal construída pode acarretar na queda de um avião e assim desperdício de tempo e muito dinheiro pois os materiais usados não são baratos.

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