JOGO DE APRENDIZAGEM IMERSO EM REALIDADE VIRTUAL

Bruno Martins Franco, Viviane Muller

Resumo


A indústria de jogos de computador, nos últimos anos, tornou-se uma das mais lucrativas no mundo, ultrapassando a renda da indústria cinematográfica (MPAA, 2013). Esse sucesso fez com que a indústria se desenvolvesse cada vez mais para diversos outros assuntos e áreas inovando muito em seus produtos finais. A evolução dos jogos necessitou diversas mudanças nos processos de desenvolvimento dos mesmos para se adaptar e evoluir com a demanda do mercado. Hoje, um projeto de software inicia com uma ideia, levando em conta o público alvo, tipo de jogo, plataforma, inovação e mercado (PERUCIA, 2005). Com essas informações, é criado o documento de pré-roteiro que já define várias informações do jogo. Com esse documento, é iniciado a produção do jogo em três partes (CLUA, BITTENCOURT): projeto do jogo, motor e interface interativa. Uma das classificações de estilo de jogos que existe atualmente são os de aprendizagem ou de impacto social. Esses jogos auxiliam os profissionais de educação a transmitir algum ensinamento, utilizando o processo cognitivo dos usuários a entenderem o problema e acharem a solução facilmente (ALVES, 2010).  O público para esses jogos não são somente crianças como normalmente é o foco, mas adultos também podem ser público alvo utilizando jogos em educação a distância por exemplo (NOVAK, 2011). O mercado está repleto de exemplos em diversas áreas como matemática, física, ciências e entre outros que utilizam de diversos recursos para a aprendizagem, porém, ainda é raro ver alguma utilizando de realidade virtual. A realidade virtual está em bastante em foco hoje em dia, diversas empresas estão criando seus recursos para imergir o usuário em um mundo virtual. Esse interesse se vem ao fato de poder demonstrar o imaginário de uma forma bem mais fácil do usuário interagir e absorver o que querem passar com o mundo construído especificamente para um objetivo (TORI e outros, 2006). O jogo Titans of Space, desenvolvido para Oculus Rift, é um exemplo de jogo educacional imergido em realidade virtual. Ele coloca o usuário em uma realidade virtual dentro de uma espaçonave no espaço demonstrando, assim, toda a grandiosidade dos planetas e suas características. Como dito anteriormente, existe diversos temas que um jogo educacional pode ter, um deles é o ecológico. Cuidados com o meio ambiente são importantes para a sobrevivência do ser humano, principalmente quando se trata sobre a água. Ultimamente diversos lugares do país estão sofrendo a escassez de água por causa da falta de cuidado que tem com a mesma. Por causa disso, diversas formas de conscientizar a população são feitas, uma delas são os jogos educacionais. Um exemplo é o jogo EcoÁqua, desenvolvido por Júlio César Carrega do portal Ludo Educativo, que faz o jogador gerenciar o uso de água em chuveiros, fazendo assim, o usuário aprender de forma interativa e com entretenimento a economizar água nos banhos.


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