INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS ATRAVÉS DO ENSINO DA INFORMÁTICA E USO DO SMARTPHONE

Danielle Melissa Reichert, Bruna Thais Silva Queiroz, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz

Resumo


A busca pelas aprendizagens tecnológicas vem aumentando exponencialmente nos últimos anos. Além de proporcionar experiências, o meio tecnológico amplia o contato com amigos e parentes distantes e estimula a criatividade e o funcionamento mental, através de atividades que exercitam o cérebro. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) foram consideradas por muito tempo algo propício à Geração Z. Criou-se, então, um obstáculo no encorajamento do ensino de Informática para idosos e até os desenvolvedores das TICs levaram mais tempo para encaixá-los em seus produtos. À medida que a expectativa de vida da população aumenta, expande-se também a necessidade de compreender o funcionamento e uso das ferramentas de produtividade. Os idosos não vivem alheios a este fato. Com o respectivo avanço tecnológico, a busca desta geração pela sua inserção na sociedade através dos meios de informação e comunicação aumentou significativamente. Neste âmbito, o resumo tem como objetivo relatar as vivências e experiências diante ao ensino da Informática e uso do smartphone para idosos através do projeto Unisc Inclusão Digital – UID. A oficina de Informática ocorreu durante o primeiro semestre de 2018 e foi desenvolvida mediante quinze (15) encontros, com duração de três horas (3h), totalizando quarenta e cinco (45h) horas de atividades nas dependências da Universidade de Santa Cruz do Sul. A oficina teve o intuito de atender as necessidades dos estudantes mediante o uso e funcionamento do computador e smartphone/tablet. Primeiramente, houve uma mobilização do conhecimento acerca das ferramentas de edição de texto e edição de apresentações, uso de navegadores, pesquisa na Internet, acesso ao Google Classroom e criação/manipulação de pastas. Os encontros, a partir do segundo momento, foram planejados de acordo com o levantamento realizado na turma. Adicionar, remover e bloquear contatos, enviar e excluir fotografias, baixar aplicativos e movê-los para a lixeira, realizar ligações e chamadas de vídeo através do WhatsApp, foram as principais sugestões dos alunos. Ao final do semestre a turma de idosos mostrou-se satisfeita com os conhecimentos construídos ao longo dos encontros. Os estudantes relataram que, além de proporcionar momentos de bem-estar, as atividades possibilitaram momentos de aproximação com filhos que residiam em outras cidades/países. Pretende-se dar segmento às atividades e continuar abrangendo e incluindo o público idoso no uso das TICs. Vale ressaltar que, ao estar em contato com as tecnologias, o idoso se torna menos dependente, dando início à construção da sua autonomia na era digital.

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