PRESENÇA COGNITIVA EM AMBIENTE WEB DE ESTUDO

SAMANTHA DA ROSA MACHADO, Daniela Duarte da Silva Bagatini

Resumo


A Internet tem evoluído de forma bastante acelerada. Segundo o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, o Brasil (.br) ocupa a oitava posição com quase 3,5 milhões de domínios registrados em 2014. O crescimento constante da Internet, gerado, principalmente, pela facilidade de acesso, possibilita espaços na rede para partilhar informações na Web, através de blogs, redes sociais e sites, entre outros. Concomitantemente, as pessoas estão cada vez mais utilizando a Web para buscar informações e suas referências de estudo. Porém, o excesso de informação e o caráter dos conteúdos disponibilizados, muitas vezes, acabam ocasionando alguns desafios, como conseguir localizar e organizar o que é útil. Neste contexto, muitos ambientes apresentam espaços online de estudo, que reúne em um único espaço virtual, conteúdo e atividades educativas, citam-se os sistemas Codecademy, Khan Academy, Lingualeo e URI Online Judge. Tais ambientes cumprem seu papel como espaços Web de estudo, evidenciam o uso de estratégias de ensino e preocupam-se em mobilizar o participante para experiências de aprendizado motivadoras. No entanto, tratam-se de ambientes de contexto fechado, pois são restritos a seu campo de conhecimento (conteúdos e atividades propostas em uma plataforma de acesso dependente a geração de uma conta login). Pensando em um contexto aberto, livre para navegação, tal qual se utiliza quando estamos em uma pesquisa Web, foi desenvolvido o ambiente MaRE, do qual faz parte um agente capaz de mapear rota de estudo na Web. Inspirado no contexto da experiência aberta de estudo apresentado pelo MaRE e nas pesquisas sobre experiências de aprendizagem online realizadas pela Comunidade de Investigação, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um módulo inquiridor para o MaRE. O propósito do trabalho é, com base na fase de exploração da presença cognitiva do modelo CoI (Community of Inquiry - CoI), verificar como os estudantes entendem a relevância de suas referências Web de estudo. Desta forma, o presente trabalho procura aprimorar o agente inteligente do MaRE, que além de acompanhar, registrar e apresentar a rota de estudo do estudante, passará a questionar o mesmo sobre suas experiências de estudo. Como justificativa social para o desenvolvimento deste tema, pode-se citar a necessidade de levar o estudante a perceber e refletir sobre a validade e importância de pesquisas on-line. Neste sentido, este trabalho associado à aplicação MaRE, possibilitará, para além do mapeamento, questionar o estudante em processo. Como justificativa científica, pode-se citar a possível visibilidade que resultados positivos trariam para a área da computação, podendo resultar em mais interesse e investimento para futuras pesquisas na área, enfatizando o uso de agentes inteligentes neste tipo de aplicação. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, de natureza descritiva e explicativa, por possibilitar o acompanhamento dos percursos de estudo dos sujeitos da pesquisa, enquanto revestem de significados suas experiências de estudo. A coleta de dados refere-se à interação do agente com os usuários durante sua navegação na Web. A interação do agente com o usuário ocorrerá por meio de um questionário com questões sobre a percepção da sua própria experiência de estudo. Quanto aos procedimentos, será do tipo estudo de caso, integrando o módulo inquiridor à ferramenta MaRE e analisando os resultados obtidos com o usuários.

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