EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA ASSISTENCIAL: VIVÊNCIA ACADÊMICA EM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA

Daniela Reinicke, Eduardo Jungblut Kniphoff, Ketlin Melissa Maciel de Oliveira, Luana dos Passos Vieira, Camylla Emanoelle Silva, Diana da Silva Geiger, Tania Cristina Malezan Fleig, Andrea Lúcia da Silva Gonçalves

Resumo


Introdução: A Reabilitação Cardiorrespiratória é um programa multidisciplinar que presta assistência aos portadores da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, onde são realizados exercícios aeróbios e anaeróbios, utilizando protocolos internacionais, projetando um melhor condicionamento físico, o desempenho social e a autonomia de cada paciente. Dentre as várias estratégias de assistência, e com a finalidade para reduzir as exacerbações em pacientes com DPOC, vale ressaltar a importância da educação em saúde aliada a reabilitação pulmonar. A educação sobre Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um fator crucial para o cuidado e tratamento de doença, pois prepara o paciente para ter participação mais ativa e lidar com a doença, consequências e as exacerbações, compreender as alterações físicas e psicológicas, receber incentivo a adesão ao tratamento, estímulo a cessação do tabagismo e aprimoramento da técnica inalatória. Objetivo: Relatar experiência de uma prática educativa sobre DPOC junto aos pacientes do Programa de Reabilitação Pulmonar do Hospital Santa Cruz. Métodos: A intervenção educativa foi desenvolvida junto aos pacientes pneumopatas assistidos no Programa de Reabilitação Cardiorrespiratória do HSC, com a finalidade de discutir sobre a DPOC. Realizado convite por meio de comunicado oral e escrito, a atividade foi realizada nas instalações do programa, junto ao Hospital Santa Cruz, onde se fez uma roda de conversa associada à palestra. Tais ações foram conduzidas por fisioterapeuta responsável, bolsistas e professora fisioterapeuta. Iniciou-se com explanação sobre o tema em formato de palestra, que teve como conteúdos abordados: a fisiologia do sistema respiratório e acometimentos da patologia neste, malefícios do fumo, tratamento medicamentoso com a demonstração do uso correto de broncodilatadores inalatórios, postura correta a ser adota durante os exercícios e nos afazeres diários, hábitos alimentares, importância dos protocolos de exercícios físicos, abordagem nas alterações comportamentais frente às manifestações da doença respiratória como a economia de energia, reeducação do padrão respiratório. Resultados: A atividade contou com a presença de 15 sujeitos de ambos os sexos. Nos relatos alguns referiram que a doença interfere diretamente na sua qualidade de vida, expuseram sua opinião quanto à atividade, e como esses conhecimentos influenciam na continuidade e no benefício dos exercícios adotados pelo programa de reabilitação na sua qualidade de vida. Observou-se a satisfação dos pacientes quanto à atividade de educação em saúde em grupo, sendo sugerido pelos próprios pacientes a realização de atividades similares mais vezes. Conclusão: Essa experiência proporcionou aos pacientes o esclarecimento de dúvidas, a partilha de experiências e a confirmação de conhecimentos prévios, e ainda o fortalecimentoda participação do sujeito e a relação terapeuta-paciente. Sugere-se que seja realizada mais atividades como a mesma, afim de fortalecer a educação em saúde. A ação favoreceu atenção integral à saúde, além de possibilitar grande aprendizado aos bolsistas envolvidos, uma vez que elaboraram e realizaram esta atividade.


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