EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL ATRAVÉS DA LUDICIDADE: CONSTRUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO.

Rocheli de Matos Garcia, Beatriz Baldo Marques

Resumo


As brincadeiras não devem ser vistas somente como forma de prazer, elas são de suma importância no desenvolvimento social, emocional e intelectual, proporcionando a construção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Experiências demonstram que durante as brincadeiras, as crianças aprendem e desenvolvem a sua imaginação. A brincadeira socializa e, além de levar a diversão, ao prazer, estimula a criança ao pensamento reflexivo, autonomia, liberdade e criatividade, gerando interação das crianças entre si e com seus professores. Com o brincar, aprende-se regras, tomada de decisões, senso de companheirismo e limites que são levados para a vida, formando seres criativos, críticos e aptos nas resoluções. O desenvolvimento da criança é influenciado pelo lúdico através do estímulo da curiosidade, do agir, adquirindo autoconfiança, iniciativa aprimorando a linguagem e estimulando a concentração e pensamento tornando-se determinante fator de aprendizagem. Quando se fala em ensino lúdico, deve-se avaliar o tipo de brincadeira, o brinquedo que será utilizado, a faixa etária da criança de modo que sua criatividade e fantasia aflorem. A escolha da atividade deve ser cautelosa visando a clareza dos objetivos, compreensão e construção de sua personalidade. Na fase dos 2 aos 7 anos de idade a característica mais acentuada é a atividade lúdica devido a criança ser influenciada por qualidades visuais de objetos, apesentando muita curiosidade e indagando questões. Entretanto, é até o sexto ano de vida que se dá o maior absorvimento do conhecimento. Nessa fase, deve-se abordar assuntos importantes como higiene bucal, alimentação e hábitos, pois quanto mais precocemente forem inseridos no quotidiano da criança, tão logo poderão colocar em prática durante sua existência. O objetivo deste estudo é investigar a importância do ensino lúdico como meio de aprendizagem, destacando a importância da ludicidade, a faixa etária ideal para esta abordagem e verificar se ela atrai a atenção das crianças exercendo a função de meio de ensino. Nessa proposição, foi realizado um levantamento dos tipos de jogos existentes no mercado com intuito de promoção em saúde bucal de forma lúdica, verificando-se o quão inexplorado o tema apresenta-se.  Percebeu-se a necessidade de melhor explorar essa alternativa de ensino. Frente ao exposto, pretende-se confeccionar um jogo de trilha para utilizar em equipes. O mesmo consistirá em um caminho representado por caselas, confeccionado com lona, medindo em torno de 9 metros quadrados, com impressão colorida e um dado colorido de aproximadamente 50 centímetros de base. O jogo abordará conhecimentos básicos de suma importância para promoção de saúde prevenção de doenças bucais. Não há resultados concretos sobre a aplicabilidade do jogo pois ele está em fase de desenvolvimento para posteriormente ser confeccionado e aplicado. Contudo, o estudo corrobora que os jogos além de serem divertidos, colaboram no ensino e aprendizado, critério de respeito, superação e estímulo ao trabalho em equipe.


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