OFICINAS E DOCÊNCIA COMPARTILHADA SOBRE MEIO AMBIENTE

Ana Caroline Noy, Leandra Oliveira da Rosa, Taina Doerr da Hora, Vitória dos Santos de Vargas, Susana Margarita Speroni

Resumo


O PIBID é um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil, com o intuito de promover, através da colaboração institucional da universidade com as escolas, espaços de iniciação à docência para os alunos das licenciaturas. As atividades previstas neste programa do PIBID incluem 8 horas de trabalho das quais, 4 são cumpridas na escola e 4 na universidade. Na execução do presente trabalho, os alunos do Curso de Pedagogia, juntamente com a escola Nossa Senhora de Fátima, organizaram e executaram um conjunto de oficinas com o tema meio ambiente marcando as ações comemorativas da semana nacional do Meio Ambiente que ocorreu entre os dias 01 de junho até o dia 05 de junho de 2019. A metodologia incluiu o contexto cultural e social vivenciado pelas crianças na atualidade, no sentido de levantar questões com significado para organizar a proposta que foi dividida em diferentes etapas. A docência compartilhada com a professora-titular incluiu uma etapa de diagnóstico através do método “Brainstormng” que consiste em uma tempestade de ideias para investigar o que os estudantes já sabem sobre o assunto. A próxima fase incluiu um conjunto de ações concretizadas com o auxílio de projetor de multimídia. Esta etapa foi organizada com o objetivo de construir conhecimentos que permitam aos alunos um olhar mais amplo para o assunto. O fechamento do trabalho em grupos foi a elaboração de um cartaz com as sínteses produzidas. As atividades finais foram expostas nos corredores da escola. Posteriormente, os alunos foram desafiados a elaborar um conjunto de perguntas para organizar entrevistas que permitissem aprofundar os conceitos estudados e finalmente, gravaram vídeos mostrando ações de preservação do meio ambiente com a mediação dos estudantes do curso de Pedagogia atuantes da escola. Ao final das ações percebemos que os alunos foram além dos resultados que pretendíamos no sentido de ampliar o seu olhar em relação ao cuidado com o nosso planeta. Desde então vêm demonstrando um interesse maior em manter o seu bairro bem resguardado e limpo, começaram com as boas ações a partir da escola e agora levaram-nas para suas casas e vizinhanças próximas, tentando repassar e demonstrar aos demais como podem fazer o descarte correto, por exemplo. Observamos a grande satisfação que os discentes obtiveram ao perceber que os seus simples atos quando bem estimulados e compreendidos geram-se uma grande corrente do bem. Buscamos sempre acolher da melhor forma possível os alunos da escola pois, sabemos que o amor constrói grandes resultados. A cada novo dia que passamos juntos encontramos nos alunos do Fátima uma vontade maior de descobrir novos horizontes e de ajudar mais o próximo. Estamos muito satisfeitas com o trabalho que vem sendo exercido pois, a cada novo dia temos mais certeza que a educação brasileira ainda tem chances de se reerguer e fluir de modo que atinja todos da melhor maneira possível.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.