EDUCAÇÃO, ARTE E PSICOLOGIA: FORMAÇÃO ALQUÍMICA DE EDUCADORES
Resumo
A arte está presente em cada etapa do desenvolvimento humano, bem como em sua história ao longo das eras. Sendo um processo cultural múltiplo de cada indivíduo, a criação e expressão artística auxilia nos processos de reflexão de conteúdos internos e externos. Como a arte, a educação oferece um espaço para que a subjetividade de cada um – educador e educando – possa se desenvolver. Devido a muitos fatores, a educação parece ter perdido seu olhar sensível para com os sujeitos envolvidos nesse processo, sendo, muitas vezes, sinônimo exclusivo da aquisição de técnicas e conhecimentos teóricos de forma vertical, de educador para educando. De um modo generalizante, a educação é erroneamente associada com o prevalecimento do aprendizado racional e lógico, excluindo o modo intuitivo e artístico do educar e aprender. Assim, a pesquisa objetiva conhecer de que forma a arte é percebida por educadores em seu processo de formação, trazendo como demais objetivos compreender a importância dada por educadores à arte em suas práticas educacionais, a oferta de espaços vivenciais e de reflexão sobre a prática educacional, pensando a arte como ferramenta, além de investigar os sentidos produzidos pelos educadores do diálogo entre arte, psicologia e educação no seu processo de formação. A partir de uma metodologia qualitativa, com base na fenomenologia, oportunizando espaços vivenciais e de expressão artística, a pesquisa está sendo realizada junto à uma escola municipal de educação infantil de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Participam 15 educadores, responsáveis pelas turmas de berçário, todos com formação que variam entre curso normal e ensino superior em nível de graduação e pós-graduação. Os dados obtidos serão analisados a partir do método de amplificação simbólica, metodologia oriunda da psicologia analítica de Carl Gustav Jung, que busca explorar os símbolos obtidos nos momentos vivenciais, de modo a construir sentidos e ampliar as significações atribuídas pelos participantes da pesquisa. Além disso, a alquimia contribui para pensar o eterno processo de formação, onde o simbólico oportuniza a transformação dos profissionais da educação. Deste modo, será possível não apenas fornecer reflexões sobre a arte na formação e prática dos educadores, como também propor um diálogo entre arte, educação e psicologia, campos distintos mas que se integram na construção de educadores. A pesquisa faz parte do trabalho de conclusão de curso em psicologia e ainda está em andamento, justificando assim a ausência de resultados finais obtidos a partir da mesma.
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