UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UNISC

Gabriela Schwengber, Cícero Augusto Richter Schneider, Camilo Darsie de Souza, Eduardo Alexandre Louzado

Resumo


A Educação Patrimonial figura-se como uma ação educativa que tem como fonte o patrimônio cultural em suas mais diversas manifestações - sejam materiais ou imateriais, estabelecidos pela Constituição Federal do Brasil de 1988. As ações desenvolvidas neste contexto, visam não somente à salvaguarda das memórias e identidades de uma comunidade, mas buscam promover a emancipação cultural, a valorização e a correlata apropriação destas memórias no dia a dia de uma comunidade. Neste viés, a Educação Patrimonial e o ensino de História aliam-se no processo pedagógico de construir conhecimentos que promovam o respeito à diversidade, à criticidade e à valorização das diferentes manifestações culturais, sensibilizando alunos e alunas sobre a importância de bens tombados e em acervos, de sua carga histórica e simbólica, atuante na edificação da realidade social e identitária em que vivem. Neste sentido, o presente trabalho visa realizar um relato de atividade feito por bolsistas residentes do Programa Residência Pedagógica, atuantes na Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás no componente curricular de História, realizada no ambiente do Museu do Colégio Mauá, na cidade de Santa Cruz do Sul. O Programa Residência Pedagógica, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, propõe a inserção de graduandos das diferentes áreas do conhecimento no ambiente escolar em seus diversos aspectos, propiciando uma experiência de prática docente no decorrer sua formação acadêmica, superior aos estágios obrigatórios. Na carga horária do programa, além do cumprimento de 100 horas de regência, coloca-se a possibilidade de desenvolvimento de projetos e atividades extraclasse para a complementação das demais cargas horárias exigidas, entre elas a elaboração de projetos e saídas de campo. Assim, foi criada a atividade de visitação ao Museu do Colégio Mauá com a turma do 6° Ano do Ensino Fundamental. Esta foi realizada a partir de questionário prévio para mapear as percepções e expectativas dos mesmos quanto à função de um museu, se já haviam tido contato prévio com o mesmo, bem como se acreditavam que esse espaço os auxiliaria nas aulas de História. Após a visita ao Museu do Colégio Mauá, foi proposto à turma que destacassem o que aprenderam com a atividade por meio de discussões em aula. A análise de tais respostas, anteriores e posteriores à visitação, são objetos de reflexão e debate deste trabalho. Através do contato com o patrimônio material proporcionado pela visitação ao Museu do Colégio Mauá, foi possível uma aproximação e compreensão de diversos conceitos históricos, trabalhados em sala de aula com os alunos do 6° Ano da Escola Goiás na disciplina de História, bem como o contato direto com fontes históricas abordadas e com aspectos da história local. Isso possibilitou aos alunos um reconhecimento de si como sujeitos históricos ativos e uma ressignificação do patrimônio cultural material, além de trazer para o campo visual e físico objetos e noções tratados em aula de forma discursiva e abstrata.  


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