LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DA TEORIA À PRÁTICA
Resumo
Este trabalho relata as experiências vivenciadas no primeiro semestre de 2019, durante as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID da área de Linguagens, orientado pelo professor Carlos Rene Ayres. A prática foi realizada através de intervenções no desenvolvimento das aulas de Língua Portuguesa em 8°ano, juntamente com o professor regente Fernando Müller Krebs na Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás, situada no município de Santa Cruz do Sul. Durante esse período, procurou-se colocar em prática processos didáticos e teóricos com suporte acadêmico e desenvolver a atuação na realidade da sala de aula. Realizaram-se as atividades do plano de ensino da escola segundo a perspectiva textual, incentivando a prática de leitura e produção de textos, enfatizando a natureza comunicativa da língua. Os conteúdos desenvolvidos foram: a classificação de sujeito gramatical em consonância com a relação tópico-comentário; análise e interpretação de textos (conto e crônica); características de diferentes tipos textuais (conto, crônica e poema); e, tipos de narrador e foco narrativo, trazendo todos esses temas para a realidade textual, incentivando o processo de escrita e reescrita das produções. Além disso, foi elaborado, juntamente com a turma, um livro de poemas ilustrados, que sucedeu a vários encontros de leitura compartilhada de poemas, proporcionando aos alunos um contato mais aprofundado com o gênero e realizando também uma contextualização teórica fundamental para a elaboração individual dos alunos. A construção desse projeto promoveu o engajamento unânime da turma 82, fazendo com que os educandos se envolvessem mais com a leitura, valorizando também as suas escritas. Destarte, foi possível proporcionar aos discentes uma outra visão a respeito da Língua Portuguesa, trabalhando-a, não como um conjunto de regras gramaticais em termos isolados, mas sim como um sistema subordinado ao seu contexto de produção. Outrossim, para a prática docente, os resultados também foram visíveis, pois se desenvolveu uma prática de planejamento e avaliação de atividades didáticas, produção de atividades expositivas e interativas, convivência didática entre licenciando e a comunidade escolar e, contato com a realidade da educação pública, fatores de extrema importância para formação docente. Também é relevante citar o papel fundamental da escola e dos alunos como elementos principais desse projeto, no qual o conhecimento foi disseminado de forma recíproca entre todas as partes.
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