LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DA TEORIA À PRÁTICA

Lucca Manica Herzog, Monique Gomes, Carlos Rene Ayres

Resumo


Este trabalho relata as experiências vivenciadas no primeiro semestre de 2019, durante as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID da área de Linguagens, orientado pelo professor Carlos Rene Ayres. A prática foi realizada através de intervenções no desenvolvimento das aulas de Língua Portuguesa em 8°ano, juntamente com o professor regente Fernando Müller Krebs na Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás, situada no município de Santa Cruz do Sul. Durante esse período, procurou-se colocar em prática processos didáticos e teóricos com suporte acadêmico e desenvolver a atuação na realidade da sala de aula. Realizaram-se as atividades do plano de ensino da escola segundo a perspectiva textual, incentivando a prática de leitura e produção de textos, enfatizando a natureza comunicativa da língua. Os conteúdos desenvolvidos foram: a classificação de sujeito gramatical em consonância com a relação tópico-comentário; análise e interpretação de textos (conto e crônica); características de diferentes tipos textuais (conto, crônica e poema); e, tipos de narrador e foco narrativo, trazendo todos esses temas para a realidade textual, incentivando o processo de escrita e reescrita das produções. Além disso, foi elaborado, juntamente com a turma, um livro de poemas ilustrados, que sucedeu a vários encontros de leitura compartilhada de poemas, proporcionando aos alunos um contato mais aprofundado com o gênero e realizando também uma contextualização teórica fundamental para a elaboração individual dos alunos. A construção desse projeto promoveu o engajamento unânime da turma 82, fazendo com que os educandos se envolvessem mais com a leitura, valorizando também as suas escritas. Destarte, foi possível proporcionar aos discentes uma outra visão a respeito da Língua Portuguesa, trabalhando-a, não como um conjunto de regras gramaticais em termos isolados, mas sim como um sistema subordinado ao seu contexto de produção. Outrossim, para a prática docente, os resultados também foram visíveis, pois se desenvolveu uma prática de planejamento e avaliação de atividades didáticas, produção de atividades expositivas e interativas, convivência didática entre licenciando e a comunidade escolar e, contato com a realidade da educação pública, fatores de extrema importância para formação docente. Também é relevante citar o papel fundamental da escola e dos alunos como elementos principais desse projeto, no qual o conhecimento foi disseminado de forma recíproca entre todas as partes.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.