EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA DOCÊNCIA ASSISTIDA

Ana Julia Fritsch, Susana Margarita Speroni

Resumo


O presente trabalho relata as experiências vividas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, desde o primeiro semestre de 2019, até o presente momento, possibilitando a prática de docência assistida na turma do 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Petituba, localizada no bairro Verena no município de Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul. O Programa Institucional prevê como objetivos a aproximação dos estudantes de Pedagogia com os cenários de atuação profissional por meio de oficinas que permitem auxiliar os alunos que apresentam mais dificuldade de aprendizagem como dificuldades de reconhecimento de letras e cálculos. Além de atender os alunos que a professora não consegue dar uma atenção especial em datas comemorativas monta-se uma atividade com metodologias diferentes para realizar com os alunos, mas a professora titular me auxilia. A metodologia propõe a realização da Docência Assistida que é realizada semanalmente, às terças-feiras no turno da tarde, na turma do 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma turma composta de 27 alunos. E nas quintas-feiras vou até a Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, espaço para conversas sobre as nossas experiências vividas na semana com os nossos colegas das outras escolas que também acontece o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, tiramos nossas dúvidas com a orientadora Susana Speroni e é feito um planejamento quando necessário para a próxima semana. Até o momento que estou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, identifiquei algumas dificuldades de alguns alunos e para eles dou uma atenção especial, ajudando, conversando, compreendendo e estimulando eles. Os alunos que estão no 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental são crianças muito carinhosas, criativas e organizadas sempre dispostas a fazer o que está sendo pedido a elas e prontas para ajudar o próximo. Essa prática de docência assistida proporcionou-me um olhar diferente sobre as crianças e o cotidiano de uma escola de uma turma, assim, podendo repensar as práticas pedagógica que terei a oportunidade de vivenciar. Percebi que os conteúdos a serem trabalhados envolvem muitos desafios, pois esses conteúdos precisam motivar a criança para que realmente aprenda e progrida com o que está sendo estudado e que utilize esse conhecimento em seu futuro na vida, pois os conteúdos trabalhados sempre serão um conhecimento que a criança precisa ter, pois se esse conteúdo não fosse importante, não seria ensinado e trabalhado durante a vida escolar. E a partir da docência assistida estou tendo uma grande experiência e percebo que está prática é uma enorme contribuição para o meu processo de aprendizagem, e que me fez e faz ver várias coisas que como aluna não percebia.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.