PSICOLOGIA ESCOLAR E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE: PRODUÇÃO DE DEMANDAS E INTERVENÇÕES EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL

Diéssica Rocha de Carvalho, Stéfanni Vargas Silveira, Débora Larissa Camargo, Brenda Dacroce, Camille Serrano Rocha, Moisés Romanini

Resumo


A Psicologia Escolar e Educacional tem como referência conhecimentos científicos relacionados ao desenvolvimento emocional, cognitivo e social, utilizados para a compreensão dos processos de aprendizagem e orientar a equipe pedagógica na busca de aperfeiçoamentos no processo de ensino. A atuação do profissional psicólogo nestes espaços prevê um trabalho preventivo e participativo de coesão com a equipe pedagógica, que intencione a demanda escolar como ponto de partida de uma ação na escola. O objetivo do trabalho foi aprofundar o entendimento teórico e prático sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, através de saídas de campo a uma escola com a finalidade de identificar a demanda escolar específica da instituição e, a partir da problemática reconhecida, desenvolver uma intervenção. Desse modo, o presente trabalho refere-se às observações e intervenções realizadas em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada em um bairro da zona sul, do município de Santa Cruz do Sul, interior do Rio Grande do Sul, em que o mesmo foi desenvolvido por cinco acadêmicas do curso de Psicologia, para a disciplina de Psicologia Escolar II, pela Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. A demanda da escola foi direcionada a duas turmas de sextos anos, do turno da tarde, mais especificamente a dois alunos. A necessidade foi exposta pela equipe de supervisão e orientação, assim como por seis professores que desenvolvem atividades com as respectivas turmas. Cabe destacar que a observação participante, método fundamental para a Psicologia Escolar na aproximação com o cotidiano das escolas, possibilitou às acadêmicas a inserção em vários momentos da escola, construindo com os atores educacionais a proposta de intervenção. Através da experiência ativa na instituição, foi possível identificar uma demanda mais profunda do que a apresentada. Para isso, as acadêmicas desenvolveram uma cartilha intitulada “Problemas Comportamentais e Seus Diversos Fatores”, com foco em reconhecer os elementos que participam do desenvolvimento comportamental, cognitivo e psicológico de crianças e adolescentes, demonstrando que a construção do aprendizado e as formas de se comportar perante o meio escolar são influenciadas pelo contexto no qual o estudante está inserido e de como lida com as situações que vivencia. No material foram abordados alguns pontos principais que permeiam o ambiente escolar: as questões familiares, aspectos pedagógicos, ambiente escolar e do próprio sujeito. A cartilha foi desenvolvida e disponibilizada para os professores e responsáveis pelos alunos dentro da instituição e fora dela. Percebeu-se, durante as atividades e falas presenciadas, a falta de informações da equipe escolar, em geral, referentes ao papel do psicólogo escolar, relatada por diversos teóricos. Desse modo, além da criação da cartilha, o grupo fomentou em reuniões pedagógicas a importância do psicólogo escolar nas instituições, bem como salientou as atividades desempenhadas pelo profissional.

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