PROJETO "PRODUZINDO CONHECIMENTO": A ARTICULAÇÃO ENTRE AÇÕES EM SAÚDE E ESPAÇOS EDUCATIVOS EM UM SERVIÇO ESPECIALIZADO EM IST/AIDS

Maria Cristina da Rosa Afonso, Thais Soares Marques, Grasiela Nair da Silva Trindade, Suelen Ferreira Moraes, Moises Romanini

Resumo


A partir do momento que um indivíduo é diagnosticado soropositivo, sua vida muda, o medo, a desesperança e a baixa autoestima surgem. Os sonhos, muitas vezes, acabam sendo redimensionados e a sensação de perda e confusão emergem, pois, para o paciente, a partir do diagnóstico, sua vida passará por uma mudança. Essa mudança nem sempre é fácil, pois envolve algumas questões que podem ser difíceis de aceitar, a vergonha e o receio de falar sobre o assunto e o sentimento de incapacidade, em geral, tornam-se presentes na vida do mesmo. O propósito deste trabalho é refletir sobre a importância do desenvolvimento de um projeto em um Serviço Especializado em IST/AIDS do município de Santa Cruz do Sul, cujo nome é “Produzindo Conhecimento”. O projeto foi criado pela queixa de alguns pacientes referente à falta de vagas de emprego e falta de possibilidades, muitas vezes pela pouca escolaridade dos mesmos. Pensando nisso, o projeto visa ampliar o conhecimento para pacientes soropositivos vinculados ao serviço, elaborando aulas de matemática, português, legislação, informática e conhecimentos gerais. O objetivo é preparar os mesmos, capacitando-os para a realização de concursos públicos, provável retorno e conclusão da escolaridade e possíveis vagas de emprego, pensando no modo que devem se portar na hora da entrevista. O trabalho pretende abordar temáticas com o objetivo de problematizar tal situação, bem como estimular a autoconfiança, visibilizar questões existentes relacionadas ao mercado de trabalho e o diagnóstico de HIV/AIDS, assim como articular a educação dentro dos serviços de saúde. Ao refletir sobre a relação entre saúde e educação, parece-nos claro que educação e saúde vinculados ao aprendizado é ainda algo distante nos serviços especializados e atenção básica, que acabam priorizando as oficinas terapêuticas.  A coleta de dados foi realizada através da participação dos encontros. Baseando-se nessas participações foi possível perceber que todos os envolvidos estão empenhados para um resultado positivo e confiante, o que estimula para a produção da autoconfiança e coragem para enfrentar futuramente provas de concursos públicos e/ou o retorno para a finalização da escolaridade, bem como a estimulação a outras pessoas que vivem a mesma situação. Desse modo, foi possível concluir que a educação fará a diferença na vida de qualquer pessoa e em qualquer ambiente, principalmente quando o indivíduo está passando por algum problema ou situação que afete sua saúde física ou mental. A certeza de que a educação, dentro dos serviços de saúde, é pouco desenvolvida e falada, fica clara no decorrer do trabalho, ao mesmo tempo foi possível constatar que quando a educação faz parte desses serviços é de grande valia e importância para os usuários. Por isso, consideramos que as ações pedagógicas desenvolvidas nesse serviço conduzem a processos de empoderamento e conscientização, o que, por sua vez, melhora significativamente as questões de saúde mental dos usuários do serviço. Por isso, a construção de um espaço educativo constituiu-se, também, como uma ação em saúde.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.