UM OLHAR DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA NA ESTRATÉGIA DA FAMÍLIA: PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA

Raphaela de Moura dos Santos, Luciana Oliveira da Cunha

Resumo


O programa de Inserção Comunitária visa à aproximação de estudantes da graduação e de cursos técnicos da Universidade de Santa Cruz do Sul, (UNISC), a contextos sociais e institucionais em comunidades em situação de vulnerabilidade dos municípios do Vale do Rio Pardo. A Inserção Comunitária conta com 44 parceiros que vão de CRAS a Hospitais da região e tem como apoio o Núcleo de Ação Comunitária, NAC. O objetivo do programa é sensibilizar o estudante para contextos sociais e situações das entidades ampliando a consciência para o exercício da cidadania, assim potencializando o espírito de iniciativa, criatividade e cooperação a fim de contribuir em ações de promoção social e qualificação de serviços comunitários. A partir da imersão na comunidade de Santa Cruz do Sul, mais especificamente na Estratégia Saúde da Família, localizada no bairro Esmeralda, buscou-se refletir o trabalho que é feito na comunidade através do programa de saúde na escola (PSE), que tem o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, visando ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Para isso, nos fundamentamos na psicologia comunitária, que na sua horizontalidade visa ao usuário e o profissional como atores sociais em uma participação colaborativa de saúde e aprendizagem, sendo assim, as pessoas da comunidade atuam como sujeitos ativos de um projeto comunitário comum e coletivo de melhoria de suas condições de vida, saúde e existência. As entidades atendidas foram Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Mágico, Escola Municipal de Educação Infantil Vovô Arno, Escola Municipal de Ensino Fundamental Normélio Egidio Boettcher e a Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica, totalizando aproximadamente 400 alunos. As atividades ocorreram com turmas da pré-escola até o 5° ano do ensino fundamental no período da manhã em período letivo do calendário escolar. Enfatiza-se as atividades educativas sobre saúde bucal, teste de visão Snellen, testes para indicação de desnutrição (avaliação de altura e peso) e teatro de conscientização sobre a dengue. As ações ocorrem periodicamente e até o momento o programa tem alcançado seus objetivos, desde a implementação do Programa de Saúde na Escola (PSE), problemas de saúde bucal, visão e desnutrição tem diminuído na comunidade, casos isolados ainda são encontrados, porém, são prontamente encaminhados a ESF e tratados em sua fase inicial sem causar grandes danos à saúde das crianças e adolescentes da rede.

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