INCLUSÃO DIGITAL DE CRIANÇAS E JOVENS POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL
Resumo
A Robótica Educacional coloca o estudante na condição de protagonista de seu aprendizado, uma vez que proporciona a resolução de problemas do cotidiano a partir de construções físicas utilizando, na maioria das vezes, software livre e hardware de baixo custo. Nesse contexto, o seguinte resumo tem por objetivo relatar a experiência construída por meio do ensino de Robótica para crianças e jovens, através do Projeto Unisc Inclusão Digital – UID, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, durante o 1º (primeiro) semestre de 2019 (dois mil e dezenove). O Projeto UID ofertou 02 (duas) oficinas de Introdução à Robótica – sendo 01 (uma) oficina aberta para a comunidade e outra específica para o Centro Social Marista Boa Esperança –, que ocorreram ao longo de 08 (oito) encontros, com duração de 1h30min (de uma hora e trinta minutos), totalizando 12h (doze horas) de atividades. A oficina possibilitou que os estudantes conhecessem e aprendessem a utilizar e integrar diferentes componentes da microeletrônica com a placa de prototipagem Arduino, tais como: LED, Push Button, Buzzer, LDR (resistor dependente de luz), LM35 (sensor de temperatura), Display LCD 16x2 e Motor DC (motor de corrente contínua), por meio de simulação no ambiente Tinkercad e implementação com kit de Robótica. Os estudantes também desenvolveram miniprojetos, tais como: Pisca-Pisca com LEDs, Alarme de Incêndio e um Minipainel Eletrônico para Exibição de Temperatura. Também foi apresentado aos estudantes o conceito de “Algoritmo” e “Robótica”. Foi explicada a presença dos Algoritmos em situações do cotidiano e o funcionamento do kit de Robótica da UNISC – o Robokit. Em conversa, no 1º (primeiro) encontro das oficinas de Introdução à Robótica, grande parte dos estudantes relatou que não possuía contato com as áreas da Robótica e/ou Programação. Os poucos que tiveram, relataram ter o contato com a Robótica por meio da placa de prototipagem Arduino e da Programação através das linguagens Python e Scratch. Os estudantes relataram que se sentiram incentivados pelos professores a participar da oficina e que foram bem atendidos sempre que possuíam dúvidas; que a oficina lhes agregou novos conhecimentos e que gostaram bastante das aulas práticas com Arduino. Vale notabilizar que o índice de desistência em ambas oficinas foi mínimo. Foram atendidos 26 (vinte e seis) estudantes. Todos receberam atestado de participação no último encontro. Conclui-se que, através da oficina de Introdução à Robótica, ofertada pelo Projeto UID, foi possível trazer um pouco da realidade da área da Computação aos estudantes, uma área em atual destaque e fundamental em todo o mundo, e que ainda não faz parte do currículo regular das escolas públicas brasileiras. Também foi possível abordar alguns dos conceitos estudados nos cursos de Computação da UNISC e incentivá-los a seguir carreira na área.
Apontamentos
- Não há apontamentos.