MATERIAL DIDÁTICO DO PROJETO UNISC INCLUSÃO DIGITAL

Natália Inês Wagner, Marcia Jochims Kniphoff da Cruz, Marcia Jochims Kniphoff da Cruz

Resumo


A aula é melhor aproveitada se o material didático é bem elaborado, pois representa o suporte necessário à assimilação do que é trabalhado pelo professor e pode auxiliar para que a aprendizagem seja significativa para o estudante. O projeto de extensão, oportunizou ao Projeto Unisc Inclusão Digital (UID) um bolsista Probex, destinado à organização do material didático para as oficinas. O objetivo da bolsa é ampliar a abrangência dos meios digitais de comunicação, disponibilizando materiais de apoio ao trabalho desenvolvido nas oficinas, palestras, eventos e, também, oferecer aos beneficiários do projeto atividades que caracterizam a inclusão digital, priorizando o pensamento lógico-computacional no atendimento à população que apresenta maior grau de necessidades básicas relacionadas ao trabalho e ao estudo. Objetiva atender demandas solicitadas por entidades assistenciais, trabalhadores, jovens, professores e grupos especiais como idosos. Por seguinte, as atividades previstas para a bolsista do projeto envolvem produção de materiais didáticos digitais e desplugados; criação de textos, imagens, personagens e vídeos para composição do material em geral; desenvolvimento e comprometimento com a página de internet do projeto (projetouid.weebly.com); divulgação ampla e frequente das atividades dos projetos/oficinas em redes sociais; ter atuação em meios de comunicação, como rádios, jornais, entre outros; auxiliar na distribuição de oficinas; armazenamento e organização de dados para a composição do relatório e divulgação das atividades do projeto UID em meios científicos e em mídia de massa; auxiliar em outras demandas, conforme necessidade (ministrar oficinas, realizar palestras, entre outras); estudar pressupostos teóricos que sirvam de subsídio para as atividades práticas especialmente voltadas à atividade extensionista, à humanização e à emancipação do cidadão. Atualmente, a bolsa se constitui de vinte horas semanais trabalhadas e essa carga horária se distribui em reuniões, oficinas, inscrições e desenvolvimento de materiais para oficinas. As leituras são realizadas junto à sala de pesquisa do Bloco 17, em laboratórios de informática e outras salas específicas. Observa-se também que os participantes das oficinas do Projeto (UID) consultam e apreciam o material didático produzido, pois emitem constantes elogios. Até este momento, foi possível realizar várias atividades previstas para a bolsista e, em especial, auxiliar no segmento do Projeto (UID) que se destina à Confecção de materiais didáticos de Computação Desplugada, que trabalham o Pensamento Computacional junto aos professores de todas as escolas Municipais de Ensino Fundamental de Santa Cruz do Sul. Conclui-se que, o material didático influencia no aprendizado por ser um potencial recurso para a memória, uma vez que memória e aprendizado estão intimamente ligados no processo de assimilação de um novo conteúdo estudado.




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