MATEMÁTICA ESCOLAR E MATEMÁTICA DA VIDA COTIDIANA: EDUCAÇÃO DO CONSUMIDOR

Cristiane Elisa Küntzer, Sergio Celio Klamt

Resumo


O ensino-aprendizagem da Matemática vem sendo muito indagado ultimamente, sendo necessário que se adotem práticas e metodologias que possam modificar essa realidade, transformando o ensino e o aprendizado da disciplina, ou seja, em uma prática mais aceitável, compreensível e agradável aos alunos. A Matemática faz-se necessária tanto para o aluno tirar conclusões e fazer argumentações, quanto para agir como consumidor prudente, pois é ferramenta que serve para a vida cotidiana e em quase todas as atividades humanas. Pensando nisso e considerando a perspectiva de um ensino de Matemática voltado para a questão do consumo como tema transversal, o presente trabalho tem a finalidade de mostrar a importância de se usar situações do cotidiano do aluno para que se tenha melhor aprendizagem da Matemática, com o objetivo de identificar e compreender a importância da aplicação da Matemática em situações do cotidiano para tornar, principalmente, os educandos críticos frente ao consumo. Sua relevância se expressa pela ideia de abordar a educação do consumidor no ensino de Matemática em função de que, atualmente, a população formada por crianças e adolescentes ocupa um lugar significativo na sociedade de consumo. Nesse contexto, para discutir os diferentes saberes matemáticos utilizados pelos alunos em suas atividades dentro e fora do âmbito escolar, foram desenvolvidas atividades práticas com um grupo de alunos da turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Para a aplicação das atividades, foram realizados encontros semanais, no turno oposto de aula. O desenvolvimento das atividades práticas no decorrer da pesquisa, através de questionários e do preenchimento e análise de tabelas, fez com que os alunos evidenciassem, claramente, do início ao fim desta pesquisa, a mudança de suas atitudes e também de suas opiniões frente ao consumo. A Matemática permitiu-lhes pesquisar preços e analisar a melhor forma de comprar, como também permitiu despertar neles a ideia de que a Matemática tem sua utilidade prática na vida cotidiana, principalmente, ao fazerem compras. Torna-se evidente que, após as pesquisas e estudos referentes à educação do consumidor, os alunos adquiriram uma postura crítica frente ao consumo. Acreditam que, agindo assim, serão consumidores conscientes, estando preparados para evitar futuros prejuízos, o que lhes permitiria melhorar suas condições de vida. Portanto, a partir do projeto, a participação dos alunos, neste trabalho de pesquisa, serviu de forma significativa, pois todos se deram conta da necessidade de usarem a Matemática em atividades do cotidiano, principalmente, ao atuarem como consumidores.

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