ANÁLISE DA SUPERFÍCIE SUSTENTADORA DE UMA AERONAVE NÃO TRIPULADA

Guilherme Mathias Camargo, Fabricio Antônio Egert, Rafael Guedes Azevedo

Resumo


A aerodinâmica é o ramo de estudos que busca entender às forças que os fluidos exercem sobre os corpos que neles estão emersos, sejam eles barcos a vela, automóveis, aviões, ou qualquer que seja o corpo que se desloque no ar. Nos aviões essa área dedica-se principalmente a analises de perfis e geometrias que são projetadas para que o fluxo de ar na parte de baixo seja menor, causando assim uma diferença de pressão que acaba por fazer surgir uma força de sustentação de baixo para cima, fazendo a sustentação do avião no ar. Este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia utilizada e resultados obtidos juntamente com a equipe Kamikaze AeroDesign da Unisc. O projeto realizado neste trabalho foi utilizado para realização de dimensionamentos da asa e empenagem da aeronave PKM-19, equipe regular assim como seus resultados obtidos, foram utilizados para desenvolvimento do relatório do projeto de aerodinâmica, a ser entregue e apresentada na XXI competição SAE BRASIL AeroDesign 2019. Inicia-se o projeto de aerodinâmica, primeiramente, pela leitura das normas propostas da competição e, logo, passa-se para a etapa de análises de perfis aerodinâmicos que melhor se adequam às características e à ambição da equipe. Utilizou-se para essas análises o software XFRL5 em conjunto com o perfil do banco de dados da equipe, os perfis selecionados para as análises da superfície da asa foram aqueles que possuíam um design assimétrico que proporcionam maior pressão na superfície inferior, foram eles (Kami 1803, Kami 1801, PK19, Severina 03), para a superfície da empenagem horizontal e vertical buscou analisar um perfil que fosse simétrico, que anulasse o momento causado pela asa durante a corrida de decolagem. A partir das decisões tomadas e escolha de perfis, foram iniciadas as análises aerodinâmicas do avião e seus componentes, que consistem na avaliação do desempenho perante à interação fluidodinâmica, considerando as forças exercidas pelo mesmo durante a missão (voo). São calculados, então, os coeficientes de sustentação, arrasto e momento nas diferentes fases do voo e em diferentes configurações de manobra, para que se tenha a perfeita noção de como a aeronave se comporta nessas condições. Conclui-se que, com relação aos demais anos da equipe, o projeto aerodinâmico da Kamikase regular para o ano de 2019, apresenta uma evolução notável, especialmente, no que diz respeito às análises em software para caracterização da aeronave.


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