ABORDAGEM SISTÊMICA: UM TRABALHO EM EQUIPE NO SERVIÇO INTEGRADO DE SAÚDE (SIS) – UNISC

Dulce Grasel Zacharias, Ana Claudia Kasburger, Eder Bilibio Parcianello, Elton Luiz Petry, Luci Nara Skolaude

Resumo


O estágio em Psicologia Clínica na modalidade sistêmica realizado no Serviço Integrado de Saúde – SIS (clínica-escola da Universidade de Santa Cruz do Sul) tem como uma das características principais o trabalho em equipe, essa é formada por dez estagiários e uma supervisora com formação em Terapia Familiar Sistêmica. Ainda que o trabalho se desenvolva em forma de estágio do curso de graduação, a proposta deste estágio de Psicologia Clínica está formatada nos moldes dos cursos de formação, onde o estagiário tem a oportunidade de acompanhar a supervisão ao vivo de cada família atendida, bem como o trabalho de self de terapeuta. Esse trabalho visa proporcionar simultaneamente a investigação e a intervenção de forma imediata e reflexiva acerca do self de cada terapeuta, através do processo de feedback realizado no grupo, e das intervenções lançadas à família em atendimento. Isto denota que, o engajamento da equipe evidencia a modificação da família e serve de retroalimentação à própria equipe. No período de estágio do curso de Psicologia, depois de cumprirem todos os pré-requisitos curriculares, os alunos podem se candidatar para realizar o estágio nesta abordagem e muitos manifestam interesse em aprofundar conhecimentos sob o ponto de vista sistêmico, pois possibilita-os ter um olhar de todo o sistema familiar. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo mostrar a função de uma equipe sistêmica em formação, que além de propiciar uma oportunidade aos discentes, também proporciona atendimento as famílias, principalmente as de baixa renda que buscam atendimentos no serviço. Os locais que prestam essa forma de atendimento ainda são poucos na região, porém a demanda desta modalidade de atendimento vem aumentando cada vez mais, esse crescimento deve-se ao aumento da credibilidade do trabalho. Percebe-se os resultados positivos do trabalho de equipe quanto mais esta está integrada, ou seja, quanto mais interação entres os membros desta, maior o progresso da família em atendimento. Assim como o crescimento dos membros e a grande união que se constrói entre os integrantes, formando um sistema semelhante à família. Como é um local por onde o estagiário passa um período de dez meses, é um constante recomeçar. Quando a equipe começa a produzir, chega a hora de trocá-la em função de término do estágio e outros estagiários chegam. No entanto, mesmo não contando com uma equipe mais duradoura existe um crescimento impar, até porque não existe um momento mais apropriado para se trabalhar em equipe. Não importa o tempo, experimentar-se em equipe servirá como ganho para o estagiário, terapeuta em formação, e ao terapeuta que já possui habilidade no tratamento de famílias, neste caso a supervisora. Acredita-se que heterogeneidade de experiências, tempo de exercício profissional, valores, historia de vida proporciona de forma intensa trocas no trabalho para cada componente da equipe. Para isso, pontua-se que o eixo principal do desenvolvimento do trabalho de equipe é a construção de um bom relacionamento, isso é fator determinante para o tempo de vida da equipe.

 


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