MARKETING SUSTENTÁVEL, VISÃO E IDENTIFICAÇÃO DO TIPO DE CONSUMIDOR DE SANTA CRUZ DO SUL

Airton Garcia Silva, Emily Richa Araujo

Resumo


 

Há algum tempo a sustentabilidade tornou-se um assunto relevante e discutido em vários planos, já que sabe-se que os recursos naturais são finitos e a poluição é elevada e prejudicial ao meio ambiente. Para a WWF Brasil, sustentabilidade refere-se ao desenvolvimento da sociedade de forma saudável sem super explorar os recursos naturais, pensando nas gerações futuras. Nesse sentido, a sustentabilidade é aplicada em empresas por meio do marketing sustentável. Partindo desse pressuposto, o objetivo desse estudo é a identificação em qual tipo de consumidor são enquadrados os Santa Cruzenses em relação a sustentabilidade. Para chegar a esse ponto primeiramente é preciso entender e explicar o coneito de marketing sustentável, partindo da evolução do marketing. O marketing teve início assim que começaram as atividades de trocas, lembrando que o mesmo está diretamente ligado ao composto mercadológio - preço, distribuição, produto e promoção. Ao longo dessa evolução, passou-se a focar no consumidor bem como em suas necessidades, essas mudanças ocorreram por meio das influências de variáveis externas, principalmente a ambiental e de sustentabilidade. Para atender essas novas necessidades o marketing passou de centrado no produto, para focado no cliente e finalmente chegou ao ponto que se encontra hoje, sendo um marketing voltado para os valores. Nesse ponto, empresas visando atender as necessidades e desejos de seus clientes utilizam-se do auxílio das mídias sociais para atingir seu objetivo e criar valor para os mesmos. A partir desta visão de marketing, com o objetivo de gerar valor, desenvolveu-se uma preocupação social nas empresas, passando a trabalhar e implementar a responsabilidade social e a sustentabilidade, visando aproximar clientes da instituição e criar produtos com valor para esses. Assim, percebe-se que a necessidade de autorrealização tornou-se muito importante para as pessoas. Identificando essas necessidades de seus consumidores e também pela pressão sofrida pelos seus stakeholders, empresas passam a adotar o modelo sustentável. Empresas e marcas que implementaram o marketing sustentável, o fizeram com o intuito de ter um diferencial, mas também pretendendo obter lucros com essas ações, conquistando a confiança do cliente e passando a possuir credibilidade com os mesmos. Nesse cenário existem três tipos de empresas envolvidas com a sustentabilidade, as inovadoras, as investidoras e as propagadoras, bem como existem algumas classificações para os consumidores envolvidos nesse processo, os inovadores, os práticos, conservadores e cautelosos. Partindo-se desse conhecimento, foi aplicado um questionário com uma amostra de consumidores de Santa Cruz do Sul, a fim de identificar em que grupo enquadram-se. A partir do levantamento desses dados foi possível chegar a resposta de que os consumidores de Santa Cruz do Sul caracterizam-se como práticos em relação a sustentabilidade, ou seja, práticos e racionais, que irão dispender uma quantia maior de dinheiro em um produto se o mesmo tiver um retorno importante para si, sendo que esse tipo de consumidor é importante para empresas que investem em sustentabilidade, já que estão abertos a novas ideias. Ao mesmo tempo, com o auxílio da pesquisa, percebeu-se que ainda há confusão por parte de alguns consumidores a respeito do que são produtos sustentáveis.

 


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