FATORES QUE INFLUENCIAM BAIXA PROCURA PELA FORMAÇÃO DOCENTE NA CIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - RS

Tania Bernhard, Jessica Aline Queiroz, Josias Math Kern, Paulo Rica Rosa

Resumo


 

Uma das formas de quantificar o desenvolvimento de uma sociedade é pela qualidade da Educação disponibilizada na escola pública e pelos índices que mostram o quanto a sociedade prioriza este tema. Atualmente vemos um completo desinteresse dos jovens pela Educação, ficando bem visível ao analisar a baixa procura pelos cursos de formação de professores em suas diversas áreas. Estes fatos fundamentaram o desenvolvimento desta pesquisa exploratória de cunho quantitativo, que visa identificar as principais causas que levam a este desinteresse pela formação de nível superior. Os dados foram coletados através de questionários, direcionados a alunos de Ensino Fundamental e Médio, totalizando 264 alunos, sendo 163 alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e o restante do 3º ano do Ensino Médio, distribuídos em cinco (05) escolas públicas da rede municipal e estadual de Santa Cruz do Sul – RS, entre os dias 21 e 30 de junho de 2010. Os dados foram tabulados e submetidos à análise estatística de variância simples, com uso do programa PAST.exe (executable), ver. 2.10, e os resultados confirmaram a hipótese de que os alunos não possuem interesse em cursar um curso na área da Educação, devido a pouca valorização do professor em nossa sociedade, bem como as limitações socioeconômicas da carreira docente. O resultado mostra que a grande maioria considera outras áreas mais atraentes. Esta opinião se manteve entre os alunos de Ensino Fundamental e Médio, indicando que este pensamento está consolidado entre os jovens, o que deve tornar o problema da falta de professores ainda maior nos próximos anos. Sem uma intervenção que busque promover a valorização do professor, este quadro não deve se alterar. A importância do profissional da Educação na formação jovem é percebida como fundamental pelos educandos, já a qualidade da educação recebida nas escolas é considerada regular ou boa pela maioria dos entrevistados. Conclui-se que, a situação atual de desinteresse é causada por múltiplos fatores, que influenciam a decisão dos jovens na escolha de um curso superior, como as más condições de trabalho, violência na escola e baixa remuneração, fatores estes em constate debate nos meios de comunicação, fixando o conceito de que a carreira docente não é a melhor escolha. A revelação mais importante mostra que os alunos reconhecem a importância do professor na sua formação, fato que não resulta na transposição dos diversos pontos que desestimulam a seguir este caminho. Para garantir uma Educação de qualidade são necessários incentivos na formação e carreira dos professores, já que estes possuem a nobre função de educar as crianças e jovens que serão o futuro do País.

 


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