A HORA DO BULLYING: O TEATRO NA ENFERMAGEM COMO AÇÃO EDUCATIVA

Adriane dos Santos Anacker, Leila Patricia Moura, Luana de Fátima Padão Lozado, Marieli Radaelli Daroit

Resumo


 

O Grupo de Teatro Enfermagem é Arte: Ensino e Educação em Saúde é um Projeto de Extensão, do Curso de Graduação em Enfermagem, da UNISC. Nosso objetivo é realizar a educação em saúde através da dramatização, como uma ação educativa na prevenção e promoção da saúde. Trazemos para discussão, a peça teatral sobre o Bullying e suas consequências para a sociedade. O Bullying compreende atitudes agressivas, intencionais, e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais indivíduos contra outro(s). O Bullying por vezes é confundindo com outros modelos de violência ou com uma maneira de “brincar” com as pessoas, sem perceber os problemas psicossociais que esta atitude pode causar. Com isso, este tema vem sendo muito discutido devido à importância de um entendimento claro sobre o Bullying e suas consequências. Trabalhamos com a metodologia da dramatização e aqui discutiremos a peça teatral, intitulada “A Hora do Bullying”, que conta a história de Adônis, um menino que sofre com o Bullying, servindo como “chacota” para seus colegas através de brincadeiras de mau gosto e atitudes que o deixam triste, deprimido, desanimado. O decorrer da peça desenvolve-se na busca de ações para mudar realidade do menino Adônis. Buscamos, para escrever a peça, referencial bibliográfico sobre o assunto e conversar com outros profissionais da educação e da psicologia. Como resultados de nosso trabalho, trazemos os depoimentos e discussões realizadas ao final de cada apresentação teatral com o grupo, que busca, através de um diálogo interativo, entre os nós acadêmicos e o público, discutir e refletir sobre a temática abordada. Até o momento apresentamos a peça para, em torno de, mil pessoas, dentre crianças, adolescentes, familiares, professores, profissionais da saúde. É através dos depoimentos das pessoas após cada apresentação que podemos afirmar a importância da realização da educação em saúde através de um trabalho participativo entre a comunidade e os acadêmicos de enfermagem. Na peça teatral “A Hora do Bullying”, trabalhamos os danos psíquicos, sociais, emocionais e morais que as práticas de Bullying podem causar em suas vítimas, o perfil do agressor, o envolvimento da família e da escola, e todas as questões relacionadas a este assunto que vem tornando-se uma das formas de violência que mais cresce no mundo. O Bullying é um problema social que pode trazer diversos prejuízos para o desenvolvimento do ser humano. E nesse sentido, a enfermagem comprometida com a saúde da sociedade, deve estar envolvida com este processo. O Bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, mas essa peça teatral é voltada ao público infantil, pois o Bullying ocorre de maneira mais significativa e evidente no ambiente escolar. De acordo com os resultados do nosso trabalho, provindos do retorno do público após cada apresentação, podemos considerar que a peça “A hora do Bullying”, demonstrou ser um importante meio de ação educativa na prevenção e orientação para a identificação deste problema e seus efeitos.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.