MIGRAÇÃO ESTRUTURAL DE INTERFACES ENTRE APLICAÇÕES MICROSOFT E APPLE

Eduardo Kroth, Josue Fernades Agnese

Resumo


 

Para atender as novas necessidades que as tecnologias e as empresas promovem, os analistas precisam atualizar seus sistemas para atender uma nova demanda ou em muitos casos para não perderem espaço no mercado. Devido a isso, a migração de sistemas entre tecnologias de naturezas diferentes se torna inevitável e com isso surge um grande problema entre conceitos e tecnologias a serem transmitidas. Muitos ambientes de desenvolvimento atuam nessa área auxiliando em todo processo ou em partes específicas para tentar minimizar esse problema e dar agilidade na evolução deste processo. Muito se discute a dificuldade no desenvolvimento de uma aplicação. É conhecido entre os estudiosos o quanto tempo leva a realizar a análise de um domínio para criação de um sistema. Em muitos casos, após a construção desses sistemas, novas necessidades surgem, impostas pelo frequente lançamento de novas tecnologias e de uma necessidade totalmente diferente da suprida anterior. A migração para uma nova tecnologia gera retrabalho e demanda muito esforço. Há fatores a serem avaliados durante a migração, como os relacionados a plataformas e equipamentos, como é o caso de aplicações para ambientes desktops, que pela necessidade de uma portabilidade são migrados para dispositivos móveis. Há uma grande tendência no mercado pela mobilidade. Sistemas que rodam embarcados em dispositivos, ou em sistemas operacionais portáteis, através de celulares estão cada vez mais frequentes, impulsionados pelo surgimento dos tables e smartphones, abrindo um novo meio para o desenvolvimento de software que promete ser muito promissor. Como resultado disto, o presente trabalho propõe a implementação de uma ferramenta para auxiliar nesse processo de migração entre duas tecnologias muito utilizadas no mercado: O WPF, usado para construção de aplicações desktops da Microsoft que compõe uma nova geração de interfaces ricas por sua alta capacidade visual, tendo como maior exemplo o Window Sevem lançado recentemente pela empresa e o IOS (iPhone Operacional System) sistema operacional presente em dispositivos móveis da Apple como o iPhone, iPad e Apple TV, que conquistaram no mercado muitos adeptos pela sua interface gráfica caracterizada pelos gestos Multi-Touch presentes. O trabalho realiza uma abordagem que parte da criação dos ambientes de desenvolvimento de software, falando sobre sua evolução, surgimento das ferramentas CASE, tipos de ambientes encontrados, abordando assim sobre a gerência de meta-modelos que são utilizados para a tradução de dados entre aplicações. A ferramenta abstrai informações de uma aplicação WPF, gerando assim um meta-modelo de dados entre o WPF e o Objetive-C (linguagem usada para criação de aplicações IOS), aonde serão mapeadas as estruturas e dessa forma reconstruídas para a criação de uma aplicação IOS correspondente.

 


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