LITERATURA INFANTOJUVENIL, ADOLESCÊNCIA E INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Resumo
Introdução: O presente estudo aborda a interdisciplinaridade entre literatura e o componente curricular de Biologia, traz a possibilidade de conexão de conteúdos e o desenvolvimento da alfabetização científica através da leitura. Objetivo: compreender a importância da literatura como ferramenta capaz de auxiliar o desenvolvimento do senso crítico, da mudança de hábitos e atitudes em relação as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) Método: Será realizada a produção de um livro infantojuvenil com 7 capítulos referentes a gravidez na adolescência, virgindade, HIV, HPV, Chemsex, sífilis e gonorreia. O livro irá compor a pesquisa quali-quantitativa, será escrito pela proponente do projeto e será produzido pela Casa do Poeta Brasileiro de Santiago/RS. Irá abordar histórias fictícias que envolva o cotidiano do adolescente e será utilizado como ferramenta didático-pedagógica. Para a coleta de dados serão realizadas oficinas em escolas públicas e privadas de Santiago para verificar a aceitabilidade, a capacidade de discussões que a ferramenta irá propiciar e o conhecimento científico que a obra irá apresentar. Resultados esperados: que os discentes envolvidos sejam capazes de perceber e vivenciar as histórias fictícias dentro de sua realidade, que através da imaginação e da ludicidade ocorra a conexão entre conhecimento científico e conhecimento coloquial, que possam analisar, refletir e discutir as situações propostas aguçando o senso crítico. Que a produção literária sirva de material pedagógico de apoio aos docentes, auxiliando o protagonismo e a responsabilidade individual do discente em relação as escolhas que faz durante sua adolescência.
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