AVALIAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO: AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESCOLAS DA ZONA RURAL

Morgana Pappen, Hildegard Hedwig Pohl, Suzane Beatriz Frantz Krug

Resumo


Introdução: A pesquisa-ação caracteriza-se por investigar e gerar prováveis soluções a problemática encontrada, além de haver interação entre o pesquisador e a população. É composta por quatro etapas: exploratória, quando é realizado o diagnóstico situacional; planejamento quando é organizado as ações; implementação, quando ocorre as ações e a avaliação que avalia como foi a realização das mesmas. Objetivo: Analisar o resultado das avaliações da pesquisa-ação. Método: Tipo pesquisa-ação, realizado em escolas rurais de três municípios do Rio Grande do Sul, com alunos, pais, professores, profissionais da saúde e gestores municipais de educação e saúde, totalizando 111 participantes. Esse recorte é referente à quarta etapa da pesquisa-ação, a qual foi aplicado um instrumento de avaliação composto por quatro perguntas, sendo os dados analisados por meio de análise estatística descritiva. Resultados: A primeira pergunta refere-se ao conteúdo/organização, materiais didáticos/audiovisuais e avaliação geral, sendo respondida como “muito bom/excelente” por todos (100%). A segunda, questionou se os conhecimentos produzidos com as atividades educativas são importantes na sua vida, sendo 110 (99%) responderam sim e um participante respondeu não (1%). A terceira perguntava se a pesquisa influenciou nos hábitos de saúde e estilo de vida, sendo que 111 (100%) responderam que sim. A quarta pergunta era para sugestões, a qual obteve retornos com elogios sobre a pesquisa. Considerações finais: Os resultados demonstraram que os participantes consideraram a pesquisa relevante, impactando significativamente na conscientização e na modificação de hábitos de saúde.

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