A VISÃO DOS TRABALHADORES DE SAÚDE SOBRE O PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE

BIBIANA MOREIRA CARVALHO, MARISTELA SOARES REZENDE, SUZANE BEATRIZ FRANTZ KRUG, ANA ZOE SCHILLING DA CUNHA, LENI DIAS WEIGELT

Resumo


A educação permanente dos trabalhadores de saúde vem sendo discutida e problematizada em diversos cenários e, portanto, têm sido ampliados os conhecimentos sobre o assunto. Considerando os avanços tecnológicos e os novos métodos para a realização do trabalho, é fundamental que os trabalhadores em saúde estejam envolvidos de maneira dinâmica e participativa no que diz respeito à gestão do trabalho e educação permanente, para que consigam conceber positivamente as novas ferramentas que a tecnologia proporciona, articulando esses novos métodos no seu processo de trabalho e somando conhecimentos na intenção de aprimorar o serviço em saúde. A Política Nacional de Educação Permanente tem como um dos seus objetivos qualificar as práticas de formação, atenção, gestão e controle social/participação popular para que os trabalhadores busquem o conhecimento prático e teórico de suas atividades nos serviços de saúde. Quando se pensa e trabalha a saúde como um todo, as práticas cotidianas tornam-se acolhedoras e capazes de promover um ambiente de trabalho saudável onde os sujeitos trabalham interligados e de maneira coletiva. As reuniões de equipe são momentos de trocas reflexivas, de críticas construtivas sobre a realidade e a organização do trabalho no serviço público de saúde.240240 O objetivo deste estudo é identificar as estratégias utilizadas para a capacitação dos trabalhadores e o envolvimento das Secretarias Municipais de Saúde nesse processo.240 A partir de um recorte da pesquisa O processo de Gestão do Trabalho e de Educação Permanente em Saúde dos Trabalhadores que atuam no SUS no âmbito da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde-RS, com apoio do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), foi realizado um estudo qualitativo e quantitativo, com aplicação de um questionário com 25 questões abertas e fechadas, que foram aplicados em uma mostra de 300 trabalhadores. Neste estudo foram analisadas duas questões que dizem respeito à opinião de 107 trabalhadores que participaram da pesquisa sobre como a Secretaria Municipal de Saúde incentiva a Educação Permanente e que tipo de ações de qualificação profissional eles entendem como atividades relacionadas à Educação Permanente. Dentre os sujeitos, 67 acreditam que a Secretaria incentiva a Educação Permanente com capacitações, cursos, palestras e eventos. Outros 22 profissionais avaliam como incentivo à Educação Permanente quando liberam ou disponibilizam tempo para estudo e 18 responderam que são proporcionadas discussões, reuniões e debates sobre o trabalho. Na análise destes dados, é possível observar que a maior parte dos trabalhadores da saúde identificam como Educação Permanente as capacitações técnicas para a execução das ações; um menor grupo acredita que os momentos de discussão e trocas construtivas são incentivadores deste processo.240 Diante destes resultados pode-se concluir que as atividades educativas para os trabalhadores, nesta realidade, centram-se ainda no atendimento às demandas do trabalho,240 enquanto que poderiam estimular o desenvolvimento contextualizado e em conjunto das ações com momentos de integração da equipe e diálogo sobre a realidade do serviço, com a problematização do trabalho que os tornam sujeitos autônomos e capazes de gerenciar os processos de Educação Permanente conforme preconiza a Política.240240


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