PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO ECOMUNICAÇÃO NA VIDA ESCOLAR DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES DO SUL AO NORTE E NORDESTE DO BRASIL

PRISCILA RIGONI, ANDRÉIA APARECIDA GUIMARÃES S ROHSCHOEN, MIRIAM INÊS MARCHI, SILVANA ROSSETTI FALEIRO, ROGÉRIO JOSÉ S HUCK

Resumo


As tecnologias de informação e comunicação são ferramentas bastante presentes no cotidiano da maioria dos jovens, os quais estão constantemente conectados, comunicando-se, recebendo e compartilhando informações ou atualizando o status em mídias sociais. Da mesma forma que as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) são usadas para o lazer e entretenimento, elas também podem ser ferramentas que auxiliam os discentes no âmbito escolar. O projeto de pesquisa intitulado 223Iniciação à pesquisa e Ensino: do Sul ao Norte e Nordeste do Brasil224, que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates 226 PPGEnsino, tem como objetivo verificar como as TICs fazem parte da vida escolar dos discentes e de que forma os estudantes das regiões Sul, Norte e Nordeste do País estão se apropriando das TICs enquanto ferramentas para auxiliar os trabalhos escolares e a iniciação à pesquisa, bem como estabelecer pontos similares ou divergentes entre essas três regiões. Para a realização da pesquisa, foram aplicados questionários a 47 alunos gaúchos, 30 roraimenses e 53 pernambucanos. As respostas destes questionários foram tabuladas, transcritas e categorizadas. Após, foi feita a análise textual discursiva e foram construídos gráficos para proporcionar uma melhor visualização e comparação dos dados obtidos. Dessa forma, percebeu-se que a maioria dos alunos preferem fazer uso da internet para auxiliar nos estudos, sendo que 27% dos alunos da região Sul, 32% dos discentes da região Norte e 29% dos estudantes da região Nordeste afirmaram usar internet para estudar após o horário das aulas regulares. Depois da internet, o item mais citado pelos alunos foi o livro didático, de forma que 27% dos alunos da região Sul, 18% da região Norte e 36% da região Nordeste afirmaram fazer uso deste recurso. Outros itens mencionados foram revistas, vídeos da internet, documentários, livros e materiais fornecidos pelo professor. Pôde-se perceber que o acesso ao conhecimento foi fortemente impactado pelas TICs, de modo que estas ferramentas, se bem utilizadas podem colaborar significativamente para a aprendizagem dos discentes e estratégia de ensino dos docentes. De acordo com Mattar Neto, a era da informática estabeleceu uma ruptura com a sociedade impressa, entretanto, pôde-se observar que, apesar de a internet ser o item mais citado pelos alunos que responderam o questionário, os discentes não deixaram de fazer uso de outros materiais impressos diversos como livros, jornais e revistas.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.