GEOGRAFIA: TRABALHANDO OS CONTINENTES DE FORMA PRÁTICA E DINÂMICA COM ALUNOS DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MILENE SEER, CARINE LAUANA STROHSCHOEN, CAMILO DARSIE DE SOUZA, ERNESTO LUIS ALVES

Resumo


O presente trabalho realizou-se em monitorias de sala de aula em duas turmas de sexto ano da EMEF Menino Deus, de Santa Cruz do Sul, RS, num período de 14 horas-aula. Estas atividades fizeram parte dos trabalhos e discussões desenvolvidas no âmbito do Suprojeto Interdisciplinar do Programa de Iniciação à Docência- Pibid/Unisc. O trabalho objetivou criar um painel do mapa-múndi, a fim de identificar os continentes no planeta Terra. Foi, então, realizada uma atividade prática de confecção de mapa-múndi em painel de madeira compensada de 1,20m x 0,90m (um para cada turma). Partindo da análise do mapa confeccionado, com os continentes destacados, as turmas foram divididas em seis grupos, soteando um continente para cada. Depois dos continentes serem distribuídos, cada grupo recebeu o molde da imagem do continente e passaram para uma folha de papel manteiga. Cada grupo recebeu uma folha de cartoplex com uma cor diferente para ajudar na identificação dos continentes. Transpassram, então, o desenho contido no papel manteiga para o cartoplex. Os alunos os recortaram e ajudaram na montagem do painel, onde foram colados. Os grupos produziram o desenho da palavra do seu continente e dos oceanos, cada um com seu design próprio, enquanto alguns alunos ajudavam na montagem do mapa no painel já pronto. Terminado o painel, os alunos tinham completo domínio sobre a posição dos continentes e oceanos do globo terrestre. Finalizado com papel contact transparente, o painel transformou-se em ferramenta didática para ser utilizado em sala de aula, atingindo duplamente seu objetivo, tanto na confecção, quanto na na sua utilização posterior como recurso pedagógico. A reflexão sobre o trabalho docente não se constitui em uma tarefa fácil; implica em entendê-lo e sabe-se o quanto tem sido cada vez mais desafiador envolver os alunos de forma ativa nas atividades propostas, tanto em sala de aula quanto nas oficinas. Ao mesmo tempo, o aprendizado é proporcional à motivação, pois aprendemos de forma muito mais rápida e com melhor qualidade quando nos sentimos motivados. Nesta direção, é importante destacar ainda que quanto mais conseguimos mostrar a importância de cada membro do grupo, mais alcançamos o sucesso, já que os alunos acabam descobrindo o quanto podem aprender. Ainda, neste contexto, ao organizar atividades coletivas, cada aluno precisa assumir uma função importante e reconhecida. Para os pesquisadores, essa prática docente possibilita tal aproximação ao espaço que nos pertence e uma grande experiência de integração com o público discente. Espera-se que este trabalho contribua como experiência para outros futuros profissionais da educação, fornecendo subsídios para uma prática docente que estimule um desenvolvimento criativo de cada aluno e oportunize uma aprendizagem prazerosa, considerando as diversas habilidades dos alunos que encontramos em cada sala de aula.


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