ESTUDOS DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM LINGUAGEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Abordaremos, a partir deste resumo, alguns dos resultados obtidos durante o primeiro semestre de execução (fevereiro a julho de 2014) do projeto de pesquisa 223Linguagem e Educação Matemática para a Educação Básica: um estudo de experiências pedagógicas224. A pesquisa é apresentada, desde sua origem, como uma ação integrada das linhas de pesquisa 223Identidade e Diferença na Educação224 e 223Aprendizagem, Tecnologias e Linguagens na Educação224, ambas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGEdu/UNISC). O objetivo geral da pesquisa é estudar a formação de professores e suas experiências pedagógicas nas escolas de Educação Básica (EB), enfocando os processos envolvidos nas atividades de Linguagem e de Educação Matemática. O grupo da pesquisa está constituído, além de seus coordenadores, por acadêmicos dos Cursos de Pedagogia, Matemática e Psicologia da UNISC, por mestrandos do PPGEdu/UNISC e por professores da rede pública estadual de ensino. O referencial teórico está fundamentado, especialmente, nos estudos de Jorge Larrosa, Edgar Morin e Gelsa Knijnik. Do ponto de vista metodológico, trabalhamos com base na metodologia da pesquisa-ação, o que permite avanços no diálogo, ampliando a percepção dos atores envolvidos na perspectiva de produzir conhecimentos para a formação de professores. A geração dos dados, por sua vez, está sendo realizada a partir de debates em rodas de conversa, salas de bate-papo e fóruns (presenciais e virtuais), entre os diferentes participantes e pesquisadores. Outro aspecto importante está no fato de que pretendemos desenvolver este estudo em uma articulação explícita entre ações de pesquisa, ações de ensino (a partir das disciplinas ministradas no curso de Pedagogia/UNISC pelos coordenadores da presente pesquisa) e ações de extensão (a partir de assessorias para educadores em atividades internas e externas à UNISC). Conforme previsto em cronograma, ocorreram, até o momento, encontros quinzenais com o grupo da pesquisa para organização e reflexão do material teórico de referência. Além disso, foi realizado um mapeamento nas bases de dados online dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul de teses e dissertações cujas temáticas aproximam-se da nossa proposta de investigação. Iniciamos, ainda, uma análise das narrativas escritas de professoras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa acerca das suas memórias de alfabetização. Para o segundo semestre deste ano, está prevista a continuação destas atividades, bem como a elaboração de escritas iniciais para socialização em eventos científicos. Deste modo, compreende-se que, ao propor reflexões com os professores em torno das concepções e dos sentidos da docência na Linguagem e na Educação Matemática, possa-se encontrar outras formas de pensar as mesmas que estão ainda invisibilizadas na sua formação, na medida em que possam ter maiores repercussões na sociedade como um todo e especialmente junto às escolas de EB.
Apontamentos
- Não há apontamentos.