A ANÁLISE DO PROFESSOR SOBRE AS SUAS AULAS E A INFLUÊNCIA DO MESTRADO NA SUA PRÁTICA DOCENTE

THAIS RODRIGUEZ TRINDADE, ALESSANDRA MOCELLIM GEREVINI , ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES STROHSCHOEN , SILVANA NEUMANN MARTINS, MIRIAM INES MARCHI

Resumo


O presente estudo está inserido no projeto de pesquisa institucional 223Mestrado profissional para formação de docentes: um lócus de (re) construção e aprendizagem224 e está vinculado ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas 226 PPGECE e Mestrado em Ensino 226 PPGEnsino, no Centro Universitário Univates. Objetivou-se investigar as contribuições do PPGECE na formação e atuação de seus discentes e compreender de que forma os profissionais desenvolvem, no seu espaço de atuação, práticas empreendedoras e inovadoras norteadas por metodologias ativas. Particularmente, este trabalho teve como público alvo os egressos do PPGECE que defenderam suas dissertações no período de 2009 a 2013. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa em que as informações foram obtidas por meio de entrevista semi-estruturada, que foram gravadas e transcritas e a análise dos dados coletados seguiu as orientações de Análise Textual Discursiva. Participaram da pesquisa cinco Mestres egressos do PPGECE, sendo que estes são professores que atuam no Ensino Fundamental e Superior. Na entrevista foi solicitado que os professores descrevessem suas aulas, comentassem se fizeram alguma inovação na sua prática nos últimos anos, falassem sobre suas concepções de metodologias ativas e suas percepções de ensino e aprendizagem. Foram questionados sobre como se percebem antes e depois do mestrado e quais contribuições que este trouxe para sua prática docente. Pode-se observar que todos os professores dispõem de biblioteca e laboratório de informática, tanto para a preparação das aulas quanto para a realização dessas. Os entrevistados descrevem suas aulas como dinâmicas, nas quais procuram fazer o melhor para a aprendizagem de seus alunos. Questionados sobre o conceito de ensino e o de aprendizagem, apenas um deles conseguiu definir o que é ensino e dois deles conseguiram relatar um conceito sobre aprendizagem. Todos, de alguma forma, fizeram inovações na sua prática docente, porém ficaram mais explicitas na fala de apenas dois professores. Quando questionados sobre suas concepções de metodologias ativas, apenas um soube defini-las, porém, pode-se observar durante a fala de dois outros professores que, mesmo acreditando não saber definir o conceito, faziam uso delas. Quanto à sua percepção em relação à prática docente antes do ingresso no mestrado, as respostas foram vagas, contudo relataram mudanças quanto às leituras realizadas neste período. Referindo-se às contribuições que o mestrado trouxe para a prática docente, mencionaram a mudança de metodologia no sentido de organizações das aulas, além de proporcionar conhecer um pouco mais a vida dos alunos e como eles enxergam a matemática. A partir da análise, conclui-se que o mestrado tem evoluído durante os anos, acrescentando características positivas para os egressos, pois cada um deles mostrou-se mais preparado para organizar as aulas.240


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