REFLEXÃO E AÇÃO: O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DAS EDIÇÕES

STELA PICCIN, MOACIR FERNANDO VIEGAS, IEDA DE CAMARGO

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de organização das edições da Revista Reflexão e Ação, publicação do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação 226 Mestrado, da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC. O periódico, que é exclusivamente on line desde o ano de 2007, está classificado na CAPES como Qualis B2 e tem como editores gerentes os professores Moacir Fernando Viegas e Ieda de Camargo. Sua principal função é divulgar a produção científica que discute as problemáticas contemporâneas da área educacional. As publicações são estruturadas em edições temáticas, compostas por artigos temáticos, artigos especiais, relatos de experiência e/ou entrevistas e resenhas. Com intuito de qualificar e divulgar a revista, os números contam com a colaboração de organizadores, professores/pesquisadores da UNISC e de outras instituições que, juntamente com os editores, definem a temática e se comprometem em convidar autores para contribuir com textos temáticos, garantindo ampla diversidade institucional, assim como pelo menos um artigo de autor filiado a instituição estrangeira reconhecida e, se possível, para complementar, relato de experiência, resenha e entrevista com profissionais da área. O organizador também deverá fazer o intercâmbio entre a revista e os autores convidados e apresentação final da edição. Durante todo esse processo, que inicia, em média, seis meses antes da publicação, ocorre comunicação com a revista, orientações e esclarecimentos necessários. Após a submissão de todos os artigos, fica por conta da revista a sistematização dos artigos recebidos, a inclusão de artigos especiais, a avaliação prévia por parte dos editores e o encaminhamento para os pareceristas. A revista Reflexão e Ação adota a prática da "avaliação por pareceres ad hoc", sendo que cada artigo é submetido a pelo menos dois avaliadores. Estes têm o prazo de três (3) semanas para emissão dos pareceres, que podem ser: aceitar, correções obrigatórias, submeter novamente para avaliação, submeter a outra revista ou rejeitar. A indicação (recrutamento) de avaliadores é feita pelos editores da revista entre doutores da área da educação e/ou áreas afins, seguindo o critério das afinidades temáticas, observadas a partir dos registros de trabalhos, pesquisas e outras experiências em seus currículos na Plataforma Lattes. Uma vez avaliados e aceitos, os textos retornam aos autores para os ajustes necessários, tanto em relação aos apontamentos dos pareceristas ad hoc como dos aspectos formais para adequação ao padrão da revista. Depois de avaliados, aceitos e corrigidos entram em editoração, que consiste em leitura e correção de linguagens por parte dos editores gerentes e formatação por parte da editoria de layout. Enquanto isso, os organizadores ficam responsáveis pela apresentação do número e, se houver, entrevistas, etc. Com todos os textos formatados e revisados ocorre, finalmente, a publicação. Essa organização contribui em vários aspectos para a revista Reflexão e Ação, pois proporciona a interlocução com autores nacionais e internacionais de diferentes instituições, além de ser imprescindível para divulgação da produção científica da área da Educação.


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