PROBLEMATIZANDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA.

BIANCA BASTOS DA SILVA, CAMILA MACHADO, REGINA CAROLINE BAUER, CLAUDIO JOSE DE OLIVEIRA, FELIPE GUSTSACK

Resumo


Apresentamos, com este resumo, reflexões parciais da pesquisa 223Linguagem e Educação Matemática para a Educação Básica: um estudo de experiências pedagógicas224. O objetivo é problematizar a formação de professores e suas experiências pedagógicas nas escolas de Educação Básica 226 EB. Portanto, foi feito um levantamento junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná das teses e dissertações, para ver a frequência com que é abordado o assunto discutido por este projeto. A pesquisa iniciou-se ampla e, depois, afunilou-se para as palavras-chave dessas produções no período de 2009 a 2014/1. Entre os indicadores levantados estavam: Formação de Professores, Linguagem, Narrativas, Educação Matemática, Experiências Pedagógicas, Programa de Iniciação à Docência 226 PIBID, Tecnologias de Informação e Comunicação 226 TIC e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 226 PNAIC. Deparamo-nos com algumas universidades que não disponibilizavam as dissertações e teses em ambiente virtual, outras cuja página eletrônica estava indisponível e também algumas que ainda não haviam disponibilizado as produções do início de 2014. Com isso, das 30 universidades investigadas, encontramos produções em 25 delas. Das 3.518 produções localizadas nos Programas de Pós-Graduação em Educação, nos três estados, os indicadores constam em 419 produções. Dentre as palavras-chave, a que mais aparece é "formação de professores", em 276 trabalhos, enquanto o termo "PNAIC" não aparece em nenhuma produção, caracterizando-se como minoria, bem como os termos "experiências pedagógicas" e "PIBID", que aparecem, respectivamente, uma e três vezes. Buscamos, assim, entender os motivos de tamanha presença de determinados temas e da quase ausência de outros. Em meio às possibilidades levantadas e discutidas em nosso grupo, conclusões parciais indicam que essa quase ausência de debates acerca de tais temas é uma consequência do pouco tempo de existência do "PNAIC" e do "PIBID" na região, bem como do amplo uso da expressão 223práticas pedagógicas224 em substituição à expressão 223experiências pedagógicas224. Por hora, vemos a necessidade de dar sequência a nossos estudos, visando a compreender os fatos mencionados anteriormente em suas dinâmicas e aprofundar cada vez mais a discussão dos conceitos e de como se dá a orientação aos autores para que constituam as suas próprias palavras-chave, não somente nessas produções, mas em todo trabalho a ser pensado e realizado.


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