PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO: CLASSES, CULTURA E FORMAÇÃO NAS RELAÇÕES ENTRE OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE

LUIZA BORRE, LUIZE ZUSE RICKMANN, VANDERLÉIA FERREIRA GRASEL, MOACIR FERNANDO VIEGAS

Resumo


O presente projeto de pesquisa encontra-se em andamento na Universidade de Santa Cruz do Sul e desenvolve-se em parceria com a Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Iniciou-se no primeiro semestre de 2012 e tem previsão de término no segundo semestre de 2014. O estudo aborda as práticas educativas dos trabalhadores de enfermagem de um hospital do Vale do Rio Pardo. Os objetivos que norteiam a pesquisa são a descrição e análise das formas de produção de saberes que ocorrem nas relações de produção e especificamente nas relações informais da prática social dos trabalhadores de enfermagem, a compreensão dos aspectos culturais e econômicos envolvidos na experiência educativa dos trabalhadores de enfermagem e também a proposição de novas formas de qualificação dos trabalhadores que atendam às necessidades de formação pessoal e profissional que contribuam para realização de um trabalho que, para além de atender os critérios de produtividade da organização, constituam-se elementos de emancipação social. A pesquisa possui referencial teórico interdisciplinar que compreende a teoria crítica, o materialismo histórico e dialético, a ergologia e a psicologia social do trabalho e a metodologia utilizada é de natureza quali-quantitativa. Em termos quantitativos, foram aplicados questionários com aproximadamente 209 trabalhadores do setor de enfermagem, envolvendo enfermeiros e técnicos, cujos resultados preliminares constituem o objeto dessa apresentação. Os dados encontrados foram tabulados pelo SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).240Na análise dos questionários e das opiniões contidas em alguns deles, pode-se construir algumas categorias, entre elas destacam-se: a reflexão sobre o trabalho provocada pelo questionário; a necessidade de valorização tanto em termos de remuneração, quanto de reconhecimento; excesso de trabalho e expectativas geradas pelo questionário. A partir dos resultados parciais, principalmente da categoria que se refere à reflexão sobre o trabalho, percebeu-se que os trabalhadores no cotidiano do trabalho possuem poucas oportunidades para a reflexão sobre este. Assim, pode-se concluir que, fazendo uma relação entre as demais categorias citadas, essa alienação das práticas no trabalho é provocada por diversos fatores, dentre elas excesso de trabalho, o qual tem como consequência a diminuição do tempo para refletir.240O próximo passo da pesquisa será a aplicação de entrevistas semi-estruturadas aprofundadas com até 20 sujeitos, a partir das quais será formado um grupo de discussão para debater questões mais aprofundadas.


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