O USO DAS TECNOLOGIAS E A PRÁTICA DE PESQUISA NO ENSINO

FRANCIELE FÁTIMA BACCON, MARIA ISABEL LOPES, SILVANA NEUMANN MARTINS, ROGÉRIO JOSÉ S HUCK

Resumo


O contexto do ensino nos últimos séculos sofreu várias mudanças com o advento da Internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O computador, junto com a Internet, tornou-se uma ferramenta importante no acesso às informações. A busca pelo conhecimento através das TICs tem mudado significativamente o modo de se relacionar com a iniciação à pesquisa e com estratégias de ensino. É visível a crescente presença da tecnologia nos mais diversos ambientes de construção do conhecimento, especialmente na sala de aula. 240Há uma significativa mudança no que se refere à postura em relação ao conhecimento. Diante dessa perspectiva, tomando como bases teóricas autores como Lévy e Demo, que desenvolvem seus estudos sobre tecnologia e pesquisa em sala de aula, a pesquisa intitulada "Iniciação à Pesquisa e Ensino: do Sul ao Norte e Nordeste do Brasil", vinculada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Ensino-PPGEnsino do Centro Universitário UNIVATES, objetiva verificar o processo de iniciação à pesquisa e ensino junto a discentes e docentes que atuam no Ensino Superior e na Educação Básica nas regiões Sul, Norte e Nordeste. Ainda, busca identificar percepções que estes estão tendo a partir do contexto contemporâneo vivenciado no ensino. A obtenção dos dados para estudo foi feita a partir de entrevistas gravadas com questões semiestruturadas, aplicadas a seis discentes do Mestrado em Ensino de Ciências Exatas, sujeitos de pesquisa. A análise dos dados seguiu a técnica de Análise Textual Discursiva, em que os dados foram transcritos, categorizados e analisados. Estas etapas foram realizadas pelos bolsistas que atuam no projeto com auxílio dos professores pesquisadores. No momento, a pesquisa está em fase de análise dos dados obtidos e na produção de artigos sobre estes. Concluiu-se, preliminarmente, que alguns dos sujeitos pesquisados possuem uma concepção limitada sobre os espaços em que pode ser realizada a pesquisa, tais como o laboratório de informática. Quanto ao ato de fazer pesquisa, dos seis sujeitos entrevistados, apenas um não realiza pesquisa em sala de aula e os outros entendem que para fazer pesquisa é necessário ter um projeto e ter como instrumento inicial um laboratório que tenha computadores conectados à Internet. Observamos também que, no histórico dos mestrandos, antes da docência, alguns não possuíam experiências com pesquisa enquanto três foram bolsistas durante a graduação, o que possibilitou o seu conhecimento quanto à pesquisa.


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