UM ESTUDO ACERCA DAS REGRAS MATEMÁTICAS PRESENTES NO COTIDIANO DE UM ENGENHEIRO CIVIL

ANGÉLICA KRIEGER ARINI, CRISTIANE ANTÔNIA HAUSCHILD, KARINA CORBELLINI B. DE AZAMBUJA, MARLI TERESINHA QUARTIERI, MÁRCIA JUSSARA HEPP EHFELDT, IEDA MARIA GIONGO

Resumo


A investigação denominada Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior, em desenvolvimento no Centro Universitário UNIVATES de Lajeado/RS, conta com um subprojeto intitulado Formas de vida, jogos de linguagem e currículo: implicações para o ensino de engenharia, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (FAPERGS). Tal subprojeto - que se originou em função da constatação da crescente dificuldade dos alunos de cursos de Engenharia nas disciplinas do âmbito da Matemática - conta com a participação de docentes da área da Matemática e dois bolsistas de Iniciação Científica vinculados à Instituição. Tendo como referencial teórico o campo da Etnomatemática 226 vertente da educação matemática interessada em examinar questões culturais vinculadas aos processos de ensino e de aprendizagem da disciplina Matemática 226 o objetivo geral da pesquisa consiste em examinar os jogos de linguagem matemáticos presentes nas práticas laborais de um grupo de engenheiros e suas semelhanças de família com aqueles gestados nas disciplinas vinculadas à Matemática.240Especificamente, este trabalho tem como objetivos: relatar resultados oriundos do acompanhamento das atividades laborais e de uma entrevista realizada com um Engenheiro Civil, enfatizando os jogos de linguagem matemáticos presentes em suas tarefas; analisar os jogos de linguagem matemáticos presentes em uma revista da área de cálculo e suas semelhanças de família com aqueles oriundos das disciplinas de Cursos de Engenharia vinculadas à Matemática. A investigação é de cunho qualitativo e até o presente momento foram realizadas as seguintes ações/atividades: estudo do referencial teórico que sustenta a investigação; pesquisa sobre as atividades presentes na revista da área de Cálculo examinada; entrevista gravada e posteriormente transcrita, com um Engenheiro Civil, bem como acompanhamento de algumas de suas atividades cotidianas. A análise do material de pesquisa mostrou, por um lado, que o engenheiro evidenciou a importância do uso de softwares em suas atividades cotidianas. Ainda segundo ele, o uso da porcentagem é o modo mais prático para resolver cálculos envolvendo, por exemplo, inclinações, pois o pedreiro não possui transferidor para utilizar nas obras. Também, a pesquisa na revista tem mostrado que os jogos de linguagem matemáticos ali existentes apresentam fortes semelhanças de família com aqueles gestados nas disciplinas de Cálculo usualmente ofertadas em Cursos de Engenharia. Tais resultados, mesmo incipientes, apontam para a necessidade de constante problematização e revisão dos conteúdos ministrados em tais disciplinas de modo a incorporar alguns jogos de linguagem matemática que emergem na forma de vida destes profissionais.240


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