DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL COM ENFOQUE EM GESTÃO POR PROCESSOS

GUILHERME AUGUSTO SCHWINGEL, RAFAEL ALVISE ALBERTE, JOAO CARLOS FURTADO, ELPIDIO OSCAR BENITEZ NARA

Resumo


A competição atualmente ocorre em ambientes dinâmicos, caracterizados por mudanças frequentes no comportamento do consumidor, tecnologias disponíveis e nos modelos de gestão. Uma das principais mudanças foram os processos de gestão em abordagens sistêmicas, ou seja, a percepção das organizações de forma mais abrangente, integrando atividades e com foco na satisfação do cliente. Neste contexto o objetivo que norteia a pesquisa é a aplicação de diagnóstico organizacional, com modelo de implantação e foco em Gestão por Processos (GP), no intuito de auxiliar a gestão organizacional. Partindo do referencial teórico, obteve-se o entendimento que processos são um conjunto sincrônico de insumos/infraestrutura/transformações que adicionam valor às pessoas que fazem uso do produto ou serviço gerado (entrada-processamento-saídas). Logo, a GP é uma abordagem disciplinada que identifica, projeta, implementa, avalia e monitora os processos de negócio, buscando: (I) atender às necessidades dos clientes; (II) sintetizar ações conforme planejamento estratégico; (III) organizar e compreender os processos; (IV) e simplificar/eliminar processos que não agregam valor. O Planejamento Estratégico (PE) define estratégias alinhadas aos processos de negócio e ao mercado, possibilitando que todos os esforços da organização sejam canalizados para atingir metas e objetivos. Já os Diagnósticos Organizacionais (DO) são intervenções que trazem inerente a cultura da mudança, assumindo que o desempenho é determinado pelo alinhamento entre estratégia, trabalho, pessoas, estrutura e cultura. Portanto, são questões muito importantes no campo do desenvolvimento organizacional e das mudanças. Através da análise de metodologias de implantação em GP, suas diferenciações e semelhanças, foram definidos os procedimentos para o DO, a ser realizado em uma empresa prestadora de serviço no ramo de alimentação industrial. Procedimento I (Contextualização) - conhecimento do ambiente organizacional, aplicação de ferramenta 5W1H para assuntos como Planejamento, Modelagem, Implantação e Monitoramento; Procedimento II (PE) - determinação através da opinião da Alta Gerência os Fatores Críticos de Sucesso que são apontados como imprescindíveis para o sucesso da organização; Procedimento III (Modelagem) - aferição da opinião dos envolvidos quanto à influência (importância e satisfação) na realização dos processos e se estes acontecem em conformidade à documentação; Procedimento IV (Monitoramento) - aferição do foco no cliente entre os indicadores estratégicos-gerenciais. Como realizações da pesquisa, temos que todo o Procedimento I foi executado. Já os Procedimentos II, III e IV, encontram-se em execução para posterior análise. Além disso, foram realizados o mapeamento de processos, instruções de atividades e avaliação dos indicadores gerenciais com 240foco no cliente. Desta forma, ao final, pretende-se propor sugestões de melhorias para as etapas analisadas, buscando junto à organização quais poderão ser realmente implementadas e monitoradas, evidenciando resultados e buscando atingir o objetivo do estudo proposto.


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