ACOMPANHAMENTO DOS PROCESSOS COGNITIVOS PARA DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

FABRICIO JOSE NORONHA, BARBARA INES PLENTZ, MARCIA KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


Os estudos que aproximam a Neurociência Cognitiva, a Computação e a Educação vêm sendo ampliados em larga escala. Um dos eixos desta pesquisa consiste em analisar resultados dos estudos da Neurociência Cognitiva e utilizá-los como parâmetro para acompanhar o processo cognitivo de estudantes, enquanto desenvolvem algoritmos em linguagens de programação de computadores. Algoritmos são uma sequência de passos necessários à resolução de uma tarefa; em plataforma computacional, é descrito através de linhas de códigos. O uso destas linguagens contribui para a estruturação do pensamento lógico. Neste contexto, se constitui o Pensamento Computacional, ou seja, a habilidade de reduzir problemas grandes e complexos em problemas menores e mais simples. Esta pesquisa objetivou conhecer em qual medida os processos cognitivos estão envolvidos no desenvolvimento do Pensamento Computacional, através do emprego do Método Clínico Piagetiano - MCP em comparação à evocação da Memória Explícita - ME, considerando os seguintes elementos que constituem a lógica: análise, síntese, organização, representação e classificação. A obtenção de dados contou com três etapas: aplicação do MCP, desenvolvimento de algoritmos no CODE, plataforma de programação disponível em: learn.code.org e análise dos algoritmos desenvolvidos. A população envolveu a participação de 124 estudantes de 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental. A plataforma apresenta problemas a serem solucionados, divididos por Níveis de Dificuldade. Para a resolução dos problemas, o estudante desenvolve algoritmos estruturados de maneira visual, arrastando blocos com comandos que devem ser executados pelos personagens virtuais animados. Cada algoritmo desenvolvido apresenta feedback de seu funcionamento pela animação dos personagens e mensagens que avaliam e sugerem utilização correta dos blocos. Em cada Nível o estudante tem a oportunidade de resolver os problemas com menor quantidade de blocos, que correspondem a menos linhas de programação em um Algoritmo convencional. Durante três encontros, os estudantes programaram na plataforma CODE, em períodos de 40 minutos, cada. Através da comparação dos resultados do MCP/ME e da análise dos algoritmos desenvolvidos, conclui-se que os elementos análise e síntese estiveram presentes no processo cognitivo de 100% dos estudantes. Os elementos organização, representação e classificação demonstraram-se satisfatórios para 44% dos estudantes que concluíram os 20 problemas propostos até o terceiro encontro.


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