ANÁLISE DA QUALIDADE DE EXPERIÊNCIA EM REDES SEM FIO

MATIAS ARTUR KLAFKE SCHIMUNECK, SAMANTHA DA ROSA MACHADO, MARCELO ANTONIO MAROTTA, CRISTIANO BONATO BOTH

Resumo


A Qualidade de Experiência (QoE) é uma métrica que representa o desempenho de um serviço do ponto de vista dos usuários, enfatizando a perspectiva pessoal de satisfação. Em redes de computadores, a QoE reflete a percepção do usuário sobre a qualidade de um serviço, que é diretamente influenciada por métricas de Qualidade de Serviço (QoS) como largura de banda, perda de pacotes, etc. A análise dessas métricas de QoS pode indicar se a rede atende aos requisitos desejados pelos usuários, como, por exemplo, assistir a um filme em alta definição. Entretanto, métricas de QoS não permitem avaliar a experiência dos usuários sobre o desempenho da rede. Por exemplo, em um serviço de Video Stream, um erro de codificação pode causar a reprodução de um vídeo em baixa qualidade. Ainda que as métricas de QoS indiquem uma boa qualidade da rede, o baixo nível de satisfação dos usuários poderia indicar a existência de um problema que não é perceptível através de parâmetros de QoS. Desse modo, para considerar a opinião dos usuários em relação ao serviço oferecido, outras métricas foram criadas e denominadas de QoE. As métricas de QoE referem-se à percepção do usuário, podendo ser expressa em níveis discretos, como por exemplo, 223excelente224, 223bom224, 223satisfatório224, 223ruim224 e 223muito ruim224, definidas pelo Mean Opinion Score (MOS). O MOS é o resultado da média de pontuação, em um intervalo de 1 a 5, no qual os clientes da rede atribuem uma nota referente ao desempenho do sistema de transmissão. Através da experiência dos usuários, espera-se que provedores de Internet, a partir de sinal de redes WiFi, como restaurantes, shoppings, aeroportos, prefeituras e universidades, recebam o feedback da experiência dos usuários, possibilitando, assim, a análise da qualidade do sinal prestado. Inicialmente, foi necessário realizar um estudo, no qual verificou-se as informações que poderiam ser utilizadas, como geolocalização, IP, MAC, memória do dispositivo, etc. Essas informações foram definidas e separadas em domínios referentes à percepção do usuário, à qualidade da rede e à qualidade do dispositivo. Com base nesse estudo, um sistema que pode ser instalado em dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones, os quais acessam os serviços da rede sem fio, foi desenvolvido. Este sistema é capaz de realizar a interação com o usuário, capturando, além da QoE, parâmetros de QoS da rede. Atualmente, este trabalho conta com uma versão do aplicativo móvel desenvolvido para Android 2.2 ou superior, que pode ser encontrado na loja virtual do Google (PlayStore) denominado CoLisEU. Para a conclusão deste trabalho, objetiva-se coletar, através do aplicativo desenvolvido, a experiência de alunos e funcionários da UNISC, referente às redes WiFi disponibilizadas no campus da universidade. Posteriormente, objetiva-se realizar a análise da cobertura e da qualidade da rede sem fio, fornecida pela universidade, com base na opinião e satisfação de seus usuários. 240


Apontamentos

  • Não há apontamentos.