MARKETING ESPORTIVO NO RUGBY

FABRICIO CASSOL SILBERSHLACH, ALBERTO GRANZOTTO, MARCIO MULLER GRACIOLI, ROBERTO DE MOURA ZAGO, DALVA MARIA RIGHI DOTTO

Resumo


O marketing esportivo é o conjunto de atividades e estratégias do marketing tradicional aplicados na indÚstria do esporte (seu time do coração, clubes, eventos, etc.) e aos produtos não esportivos, mas que tem associação com o esporte sempre presentes na mídia (bebidas, serviços de telefone de longa distância, etc.). Resumidamente é o processo de elaborar e implementar atividades de produção, formação de preços, promoção e distribuição de um produto esportivo para satisfazer as necessidades ou desejos de consumidores e realizar os objetivos da empresa. O rugby é um esporte coletivo originário da Inglaterra, praticado em mais de 120 países que movimenta milhões de fãs pelo mundo todo, sobretudo em países de colonização inglesa, tais como Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Também é popular em diferentes países dos 5 continentes. Com um grande potencial ainda para ser descoberto no Brasil, é um esporte coletivo de intenso contato físico e hoje é o segundo esporte de equipes mais conhecido no mundo, sendo superado apenas pelo futebol. O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar as práticas de marketing esportivo utilizadas por Universitários, time de Rugby de Santa Maria, RS, Brasil e, mais especificamente, verificar as ações necessárias para tornar o esporte e o time mais conhecidos e populares na região. O procedimento metodológico utilizado é o estudo de caso em que foi realizada uma pesquisa exploratória por meio da aplicação de uma entrevista com dirigentes do time, através de um roteiro estruturado. Constatou-se que o time atua como uma organização sem fins lucrativos, sendo sua maior dificuldade a necessidade de arrecadar recursos para a compra de materiais esportivos. Seus parceiros atuais são divididos em dois tipos:


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