PAUL CELAN: O POETA DO SILÊNCIO E DA MORTE

JESSICA TAIARA KOTTWITZ, NORBERTO PERKOSKI

Resumo


Esta comunicação apresenta um estudo acerca da obra do poeta alemão Paul Celan, tendo como um dos referenciais teóricos o filósofo francês Gaston Bachelard. Essa pesquisa está ligada ao projeto Encontros com a Poesia: Poetas da Literatura Ocidental - 2ª etapa, que é vinculado ao Grupo de Pesquisa Estudos Poéticos, coordenado pelo Prof. Dr. Norberto Perkoski, do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado da UNISC. Como já vínhamos estudando os poetas da Literatura Ocidental, este ano a proposta do projeto é estudar os poetas de língua alemã. Entre eles, encontra-se Paul Celan, filho de judeus de língua alemã, nascido em Czernowitz em 23 de novembro de 1920. Conforme Modesto Carone, os pais do poeta foram assassinados num campo de concentração nazista e Celan conseguiu escapar, exilando-se na França, lugar onde sua carreira como escritor se consumou. A partir de 1952, seus livros começam a ser publicados. Mesmo sendo de origem judaica, ele sempre se apresentou como um escritor alemão. Segundo Carone, sua poesia é marcada pelo hermetismo, pela obscuridade e pelo silêncio. A morte também é um dos traços exclusivos de seus escritos. Celan ficou conhecido pelo poema "Todesfuge" (Fuga sobre a morte) que se tornou clássico na literatura alemã. De acordo com Bina Maltz, "Todesfuge" trata o Holocausto judeu e todo o horror dos campos de concentração nazista. A linguagem apresenta-se de forma tão intensa que o poeta consegue envolver o leitor no sofrimento expresso nos versos. Em outros poemas, notamos a presença do silêncio que torna a sua poesia ainda mais obscura e enigmática. Paul Celan suicidou-se no rio Sena, em abril de 1970. Junto com outros poetas de língua alemã, estivemos coletando informações bibliográficas e biográficas do poeta, para posteriormente, fazermos uma seleção de poemas de Paul Celan que será utilizada nos Encontros com a Poesia com o pÚblico. O projeto visa propiciar momentos de fruição de poemas pela comunidade acadêmica em geral, buscando repercussão/ressonâncias nos leitores, conceitos de Gaston Bachelard, essenciais para nossa pesquisa. Esses conceitos se relacionam à emoção do leitor com o que ele acabou de ler e uma possível propensão ao devaneio. Dessa forma, buscamos através desses encontros, atingir o processo imaginativo do leitor do texto poético. Como o projeto ainda está em andamento, acreditamos que os encontros com o pÚblico, realizados durante o segundo semestre do ano, sejam oportunidades de momentos de fruição poética dos leitores, um de nossos objetivos enquanto pesquisadores na área da Literatura.


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