A UNISC E AS AÇÕES VOLTADAS AOS IDOSOS

IVA SELMIRA VIEBRANTZ, JULIANA ROHDE, SILVIA VIRGINIA COUTINHO AREOSA

Resumo


Nos anos de 2013 e 2014, a UNISC coordenou o Fórum GaÚcho das IES com Ações Voltadas ao Envelhecimento e sediou a realização do evento bianual do Fórum em 2014 que tem por finalidade socializar ações voltadas ao envelhecimento realizadas nas IES. Em paralelo, neste mesmo período, realizou-se uma pesquisa com coordenadores e gestores representantes das 14 IES que participam deste Fórum, com o intuito de conhecer a realidade das instituições no que diz respeito às ações desenvolvidas na área do envelhecimento. O instrumento escolhido para a coleta de dados foi o questionário (questionário para gestores e para coordenadores das atividades voltadas aos idosos). Embora o levantamento dos dados tenha sido realizado com gestores e coordenadores de todas as IES participantes do Fórum GaÚcho, descreveremos neste trabalho apenas os resultados obtidos em relação à UNISC. Responderam ao questionário 3 gestores: havia um Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias, um Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação e um Pró-Reitor de Graduação. Os gestores foram questionados desde as ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao envelhecimento humano até ao modelo de gestão utilizado pela instituição para estas ações. As respostas foram variadas em algumas questões e em outras houve unanimidade nas respostas. Reforçaram a existência de Programa Institucional e, por outro lado, dois dos três gestores demonstraram desconhecer grupos de pesquisa voltados a este pÚblico, a UNIAMA (Universidade do Adulto Maior) que é um incentivo que a UNISC oferece aos idosos para retornarem à sala de aula, sendo lembrada por um dos gestores. As respostas variaram no que tange ao modelo de gestão utilizado pela instituição para as ações voltadas ao envelhecimento: um dos gestores afirmou que as atividades estão vinculadas a Pró-Reitoria de Extensão; outro afirmou que a gestão é participativa de todos os envolvidos na instituição e outro afirmou que desconhece o assunto. Em relação aos coordenadores, foram entrevistados 15 indivíduos: 12 professores, um acadêmico e 2 funcionários da universidade, sendo que no quesito titulação, havia 4 doutores, 8 mestres, 2 cursando a graduação e um pós-doutor. Quando questionados sobre suas áreas de conhecimento, obtivemos respostas variadas, o que mostra a abrangência da temática do envelhecimento sendo que suas áreas de conhecimento foram as seguintes: um na área de Ritmo, Dança e Folclore; um em Nutrição; um em Enfermagem e SaÚde do Adulto e Idoso; um na área de Geriatria; dois na área de Ciências da SaÚde; dois em Fisioterapia / Gerontologia; um em Psicologia; dois na área das Exatas; um em Ciências Humanas e outro em História. Foram enfatizados os projetos de extensão oferecidos para esta população e as pesquisas realizadas por professores da UNISC. Sobre a existência de algum Programa Institucional, mais da metade dos indivíduos (8) responderam que existe, mas quando questionados sobre outras iniciativas existentes na instituição, apenas um coordenador fez referência a uma iniciativa (Projeto de Dança), o que demonstra que o Programa Terceira Idade na UNISC e a UNIAMA (Universidade do Adulto Maior) precisam ainda de maior divulgação entre os integrantes da academia, tanto para os acadêmicos, quanto para osprofessores, funcionários e gestores. Dar visibilidade a questão social do envelhecimento passa também por dar visibilidade às ações desenvolvidas dentro da Universidade.


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