ANÁLISE POLIFÔNICA EM DISCURSOS IRÔNICOS

BIANCA STULP, Cristiane Dall Cortivo

Resumo


O presente trabalho visa a desenvolver uma pesquisa que tem como objetivo a análise polifônica de discursos irônicos. A teoria que servirá de base para o estudo é a Teoria dos Blocos Semânticos, desenvolvida por Oswald Ducrot e Marion Carel. Integram este projeto investigações dedicadas a identificar as marcas linguísticas responsáveis pela construção de sentido irônico. Nessa perspectiva, também analisaremos quais gêneros discursivos favorecem o surgimento de sentido irônico, bem como observaremos e apontaremos, se for o caso, a diferença de sentido provocada por enunciados afirmativos e enunciados negativos nesses discursos. O projeto de pesquisa que apresentamos, compreende inicialmente a leitura e a discussão de textos teóricos e, posteriormente, a seleção de corpus. A metodologia usada é a qualitativa, ou seja, interessa-nos a diversidade de discursos irônicos presente no corpus selecionado especialmente para tal fim, constituído por materiais impressos, como livros, jornais, revistas e também publicações eletrônicas. Nos textos selecionados, visamos a identificação de marcas características da polifonia, como o posicionamento do locutor, dentre outros aspectos importantes para a construção dos seus sentidos. A pesquisa é baseada na Teoria da Argumentação da Língua (TAL), de Oswald Ducrot, que, na fase atual, é denominada Teoria dos Blocos Semânticos. O estudo de diversos textos teóricos e analíticos a respeito dessa teoria instrumentalizou-nos para que pudéssemos realizar a análise do corpus selecionado. Ducrot afirma que o sentido do enunciado é o resultado da sobreposição de diversas vozes presentes no discurso e que a forma como determinado assunto é tratado determina as escolhas sintáticas do locutor e a sua posterior interpretação pelo interlocutor. A argumentação é tida como exposição de um ponto de vista para o interlocutor e não visa a convencê-lo. Ducrot afirma ainda que a ironia e o humor não pertencem à língua, mas são utilizações dela, ou seja, são construções de fala e o fato de a TAL estudar a língua em uso torna possível a investigação acerca da construção de sentido em discursos irônicos. Os textos irônicos, colocados em questão nesta pesquisa, apresentam locutor, enunciadores e um sentido implícito, construído a partir de um ponto de vista absurdo, já que este é insustentável no contexto. A ironia possibilita ao locutor argumentar sobre um ponto de vista que não é o dele. Temos, desse modo, a valorização do ponto de vista do locutor e das diversas construções possíveis que podem resultar desse ponto de vista. Esperamos, dessa forma, que o nosso trabalho alcance um nível de análise válida e satisfatória, no intuito de estabelecer relações plausíveis e elucidantes da formação de sentido em discursos irônicos, bem como das construções que o favorecem ou não. Pretendemos também, a partir da análise polifônica, interpretar com mais exatidão os discursos e seus sentidos implícitos.


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