ANÁLISE POLIFÔNICA DE DISCURSOS JORNALÍSTICOS
Resumo
A grande maioria das pessoas vê a comunicação e, consequentemente, a linguagem como algo natural e inerente aos seres humanos, pois ao perceber a necessidade de interação para a sobrevivência, estes tiveram de fazer saber aos outros seus pensamentos e ideias. Sendo assim, desde a Pré-História, utilizamos deliberadamente as diversas formas de comunicação, dando a elas diferentes roupagens e códigos. Esses atos geralmente não passam por um pensamento analítico, pois preocupamo-nos muito com o que dizemos e não necessariamente com o como dizemos, e a forma como dizemos pode revelar muito mais nossas intenções do que percebemos. Tendo em vista que o sentido se constrói na língua, a presente pesquisa vem por meio da Teoria da Argumentação na Língua de Oswald Ducrot, analisar a construção do sentido em discursos, principalmente em discursos jornalísticos, por estes serem um reflexo do fazer saber cotidiano. Nosso objetivo com relação a esses discursos é neles identificar a polifonia, isto é, as diferentes vozes ali presentes, onde não há uma unicidade de sujeito, mas sim um locutor que transforma fatos em discurso e os faz saber através de vários enunciadores. O corpus desta pesquisa de natureza qualitativa será selecionado a partir de materiais impressos, como jornais, revistas e publicações eletrônicas, pois os veículos jornalísticos fazem uma junção do coloquial e do formal, refletindo uma concepção contextual da língua e construindo uma linguagem acessível para seu pÚblico, devendo o representar e lhe apresentar aquilo que faz parte de seu dia a dia. Através do emprego de uma série de artifícios da língua, levam informação à população e o fazem de uma forma clara e condizente com seus objetivos, assim como é na comunicação presencial, o que os torna uma consistente fonte de estudo. Nossa pesquisa, à luz da polifonia, buscará identificar quais marcas linguísticas evidenciam o ponto de vista do locutor nestes discursos e qual a relação existente entre locutor (o responsável pela enunciação) e enunciadores (agentes dos atos ilocutórios), assim como a articulação entre as frases no processo de argumentação. Constitui-se também como meta deste trabalho obter apontamentos significativos para a aplicação didática, pois o esclarecimento sobre a argumentação e a construção de sentido na língua pode apoiar o professor no trabalho de conscientização sobre a importância dos mecanismos linguísticos e da ciência envolvida no "simples" fato de nos comunicarmos. Isso pode levar o aluno a ter um olhar mais crítico sobre a sua própria língua, consequentemente sobre si mesmo e sobre a sociedade, pois a linguagem é um fator relevante para o crescimento coletivo e individual.
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